Videoconferência reúne conselheiros na sessão plenária de maio

Campo Grande, 18 maio 2020 às 18:23

Conselheiros do Crea-MS estiveram reunidos na tarde de sexta-feira (15) na sessão plenária do mês de maio. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu os encontros presenciais, a sessão deste mês foi a segunda a ser realizada por videoconferência.plenaria_maio

Estiveram em pauta a aprovação de cursos, implantação de diretrizes administrativas visando à redução de despesas, além de informações acerca do processo eleitoral para presidentes dos Conselhos Federal e Regional e diretores da Mútua-MS que foi transferido para o dia 15 de julho.

Com a presença de cerca de 50 participantes, entre conselheiros e empregados do Conselho, a sessão contou com a apresentação, pelo presidente do Conselho, eng. agr. Dirson Freitag, de medidas a serem adotadas visando à contenção de despesas administrativas decorrentes do impacto negativo na arrecadação de receitas.

Freitag ressaltou que a queda na arrecadação forçou a revisão de todos os contratos do Conselho. “Do total da receita, a maior parte é destinada à folha de pagamento dos empregados, nos resta forçar a economia em outras áreas”, disse lembrando que a prorrogação do pagamento da anuidade referente ao exercício 2020 de março para setembro também impactou a receita.

Coordenador da Câmara Especialidade de Engenharia Elétrica e Mecânica (Ceem), eng. eletric. Willian Zimi Padilha solicitou que as medidas adotadas com o objetivo de diminuir gastos sejam amplamente divulgadas. “É importante que os profissionais e a sociedade tenham ciência que o Conselho está tomando medidas para mitigar o impacto negativo decorrente de momento”.

Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura, eng. civ. Lincoln Pizzatto, sugeriu que o Conselho Federal possa auxiliar os Regionais que estiverem em descompasso com as receitas. “Precisamos debater o apoio financeiro do Confea, diminuindo, por exemplo, o repasse de ART”, pontuou.

Foi aprovado ainda pelo Plenário, a data para a realização de uma reunião extraordinária da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura que debaterá, no dia 21 de maio, quinta-feira, o cadastramento do curso de Engenharia Civil na modalidade EAD da Anhanguera-Uniderp.

Janine Gonzalez