Sessão plenária registra homenagens e apresenta resultados

Campo Grande, 14 maio 2021 às 21:21

Com um minuto de silêncio pelo falecimento do diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), eng. civ. Paulo Roberto Guimarães no dia 10 de maio, por complicações da covid-19, teve início, na tarde desta sexta-feira (14/5) a 452ª sessão plenária ordinária.

As ações desenvolvidas, entre elas as lives sobre Ética e Compliance e de lançamento do Programa Mulher e visitas realizadas e recebidas pela eng. agrim. Vânia Mello como parte de suas ações à frente da presidência do Conselho foram apresentadas aos conselheiros que, mais uma vez, reuniram-se virtualmente para evitar riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Por indicação das Câmaras Especializadas, a sessão registrou homenagens a profissionais pelo dia do engenheiro de cartógrafo (6 de maio), do engenheiro de custos (27 de maio), do geógrafo (29 de maio) e do geólogo (30 de maio).

Foram homenageados: os a engenheiros cartógrafos Sandra Helena de Sousa Rotta e Antônio Eduardo Livramento; os engenheiros civis que atuam na engenharia de custos, Gerson Nunes da Cunha Júnior e Paulo Fabbri de Almeida; os geógrafos Wolmer Sitadini Campagnoli e Ataulfo Alves Stein Neto; e os geólogos Luciano Marques Alcântara e Milton Medeiros Saratt.

A presidente Vânia Mello ressaltou a oportunidade de reconhecer os profissionais pelo seu dia. “Obrigada, profissionais, pelo que vocês são e pelo que contribuem pelo desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.
“Gostaria de agradecer a todos vocês e falar da minha felicidade em ser reconhecido pela instituição profissional a qual pertenço. Acredito que tudo isso venha da minha dedicação ao meu trabalho na região de Dourados, onde estou desde 1978”, disse o geógrafo Wolmer Campagnoli, citando vários profissionais que fazem parte de sua atuação profissional.

A sessão seguiu com a aprovação de prestação de contas pela Comissão de Orçamento e Tomada de Contas e dos Manuais de Fiscalização elaborados pelas Câmaras Especializadas e com o relato da presidente sobre o significativo aumento no número de registro de Anotações de Responsabilidade Técnica, num comparativo apenas entre o mês de abril, de 2020 que contou com 6.263 ARTs registradas e abril de 2021, com 8.936 ARTs; salto de 43%.

“É reflexo do trabalho das equipes dos departamentos de Assessoria Técnica, de Atendimento e Registro e, principalmente, de Fiscalização, que tem empenhado esforços e atuado para que possamos melhorar a imagem e a mensagem de que atuamos de forma punitiva”, pontuou a presidente Vânia.

Conselheiro e professor Dr. da Universidade Estadual de MS (UEMS), o eng. agr. e 1º vice-presidente do Crea-MS, Elói Panachuki lembrou que os trabalhadores em educação foram incluídos no grupo prioritário e já começaram a ser imunizados contra a covid-19. “Quero parabenizar o governo do Estado pela ação importante que está trazendo um pouco mais de segurança e tranquilidade para professores e demais colegas. Foi uma luz que nossos governantes tiveram e o Estado de MS está de parabéns, estamos entre os primeiros do país na vacinação”, disse.

Coordenador da Comissão de Ética Profissional, o conselheiro e prof. Dr. Vinícius Ribeiro ressaltou o sucesso da live sobre Ética e Compliance realizada no dia 4 de maio e que contou com a participação de centenas de profissionais e estudantes. “Gostaria de antemão, informar que estamos programando para os próximos meses, um evento que irá debater acobertamento profissionais e que vamos debater esse tema de tamanha importância com a participação de conselheiros e da fiscalização do Conselho.”

Confira o vídeo da sessão clicando aqui

Janine Gonzalez
Assessoria de Comunicação do Crea-MS