Resolução 313 e Projeto de Lei 2245 pautam encontro entre tecnólogos e diretoria do Confea

quinta-feira, 28 de junho de 2018

A Resolução 313, de 1986, do Confea, que dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos das áreas de engenharia, agronomia, meteorologia, geologia e geografia, regidas pela Lei 5.194/1966, e o Projeto de Lei 2245, de 2007, que regulamenta a profissão de tecnólogo, reuniram, nessa terça-feira (26), na sede do Confea, os presidentes da Federação Nacional dos Tecnólogos (FNT), Efraim Rodrigues; da Associação Nacional dos Tecnólogos (ANT), Kennedy do Nascimento, e dos sindicatos da categoria de SP, José Paulo Garcia; MS, Israel Silva; SE, José Gomes, e ES, Dario Almeida, lideranças de cerca de 34 mil profissionais registrados no Sistema Confea/Crea.

A reunião, convocada pelo presidente do Confea, Joel Krüger, foi comandada pelo vice-presidente da instituição, Edson Delgado, e integrou os conselheiros federais do Confea (Ronald Santos – coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional, Laércio dos Santos, João Bosco e Ricardo de Araújo), e da FNT, Evaldo Cardoso. Na pauta, a discussão sobre as possíveis alterações na Resolução 313 para exigir a análise do projeto pedagógico e grade curricular dos cursos oferecidos, a fim de que se definam as atribuições dos graduandos. Com relação ao PL 2245, que regulamenta a profissão de Tecnólogo e tramita na Câmara dos Deputados desde 2007, “a ideia é acionar a Assessoria Parlamentar do Confea para juntos tentarmos acelerar a tramitação do PL”, informa Efraim.

Para Delgado, diante da importância e detalhes tanto da Resolução quanto do projeto de lei, “o melhor é a criação de um grupo de trabalho que conheça o tema em profundidade para propor alterações factíveis”, defendeu. Sobre a reunião, afirmou que “o propósito é ouvir para definir os caminhos a serem trilhados. Ninguém melhor do que os próprios tecnólogos para essa tarefa que visa modernizar as normas, permitindo que os profissionais desenvolvam suas atividades com maior segurança”.
Para tratar do assunto, tecnólogos e diretoria do Confea têm nova reunião nos dias 19 e 20 de julho próximo.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Matéria relacionada