Notícias Terça-feira, 8 de junho de 2021

Profissionais têm até 30/5 para optar por entidade de classe que desejam ser representados

Integrantes do Plenário do Crea-MS, os conselheiros são profissionais da engenharia e agronomia eleitos entre as entidades de classe e instituições de ensino registradas no Conselho, que têm como atribuição específica apreciar assuntos relativos à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional em defesa da sociedade.

Em obediência ao disposto no artigo 43 da Lei n. 5194/66 que “regula o exercício das profissões de engenheiro e engenheiro agrônomo”, o plenário do Crea-MS renova, anualmente, um terço de seus conselheiros; procedimento denominado renovação do terço e que tem as regras definidas pela Resolução 1070/2015, do Confea.

Até o dia 30 de maio, profissionais registrados no Crea-MS e em dia com a anuidade, já podem fazer a opção por qual entidade de classe querem ser representados no Plenário do Conselho. Para participar da consulta, basta acessar seu perfil no Portal de Serviços do Crea-MS e assinalar a opção de preferência.

São 17 as entidades de classe que possuem assento no Plenário do Conselho e que podem ser eleitas como opção pelos profissionais, de acordo com sua categoria:

Associação de Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (Aeams); Associação Ponta-Poranense de Engenheiros Agrônomos (Apea);
Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran); Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros Florestais (Asef-MS); Associação de Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhantes (Aearb); Associação Campo-Grandense de Engenheiros Agrônomos (Acea); Associação de Engenheiros, Engenheiros Agrônomos e Arquitetos de Naviraí (Assenar);
Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande (Aeacg);
Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul (Iems);
Sindicato de Engenheiros no Estado de Mato Grosso do Sul (Senge-MS); Associação de Engenheiros e Arquitetos de Dourados (Aead);
Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-MS);
Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros Agrimensores (Asmea);
Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MS);
Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec-MS);
Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Asmest); e
Sindicato dos Tecnólogos  da área da Engenharia no MS (Sintae-MS).

A quantidade de votos que a entidade recebe contribui para a manutenção ou ampliação do número de conselheiros representantes das categorias profissionais no Plenário do Crea-MS.  

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-368-1000, ramais 1038 ou 1055.

Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS