Representante do Crea-MS é eleita presidente do CBH Santana-Aporé

Campo Grande, 31 jul 2020 às 21:50

O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) dos Rios Santana Aporé é um órgão colegiado deliberativo, normativo e único no âmbito da respectiva bacia hidrográfica, articulado com o Conselho Estadual de Recursos Hídricos. É integrado por três representantes do poder público estadual, quatro do poder público municipal, sete usuários de recursos hídricos e sete das organizações da sociedade civil com atuação em recursos hídricos.

A nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santana e Aporé foi eleita na 11ª Reunião Ordinária do CBH realizada de forma virtual, em decorrência da covid-19, na manhã de sexta-feira (31). A engenheira sanitarista e ambiental Priscila Quevedo Monteiro Garcez foi eleita presidente do Comitê. Representante do Crea-MS no CBH Santana-Aporé, a engenheira é também inspetora do Conselho em Chapadão do Sul.

Representante do Crea-MS, a eng. sanit. amb. Priscila Garcez foi eleita presidente do Comitê

“A diretoria empossada tem o dever de desempenhar seu trabalho pautada no regimento interno e nas Políticas Estaduais e Nacional de Recursos Hídricos. Está em fase de contratação a elaboração do Plano da Bacia, importante ferramenta de gestão e tomada de decisões. Teremos bastante trabalho pela frente, na implementação deste Plano e para isso contamos com a participação ativa de todos os membros – usuários, poder público e sociedade civil”, disse a presidente Priscila Garcez.

A programação contou com a participação na abertura e boas-vindas aos novos membros do Diretor de Licenciamento do Imasul – Luis Mário Ferreira; do Coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa – Deputado Renato Câmara; e do Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba – Breno Esteves Lasmar, sob moderação do Gerente de Recursos Hídricos – Leonardo Sampaio Costa. Além do processo de eleição da diretoria e posse dos membros, também foi realizada uma palestra de capacitação com o tema: A importância e o funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, ministrada por Breno Esteves Lasmar, presidente do CBH Paranaíba.

Na abertura, o deputado estadual Renato Câmara disse que “a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa vem buscando participar na gestão de recursos hídricos como vigilante junto ao órgão ambiental, mas sabemos que os membros que atuam na bacia é que conhecem a dinâmica ambiental local”.

Eleição – De forma online, as votações dos candidatos ocorreram tranquilamente, com a participação significativa dos membros titulares e suplentes, conforme assinatura da lista de presença de membros e convidados. A nova diretoria foi eleita por aclamação ficando como Presidente: Priscila Quevedo Monteiro Garcez (Crea-MS), Vice-Presidente: Letícia Zen da Silva Caputo (Sanesul), 1º Secretário: Atílio Eduardo Pioli (Agraer/Semagro) e 2º Secretária: Claudete da F. Padilha de S. Bruschi (Imasul). A nova diretoria está disponível aqui.

Definição – Os Comitês de Bacia Hidrográfica, entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, constituem o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Janine Gonzalez
com informação de Marcelo Armôa, da assessoria do Imasul