QiSat lança a Série Irrigação e Drenagem, voltada para profissionais da Agronomia

Campo Grande, 22 set 2016 às 18:17

As técnicas de Irrigação e Drenagem são consideradas elementos fundamentais na produção agrícola devido a seu efeito no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade dos produtos, na intensificação sustentável do uso da terra, na diversificação na produção e por sua contribuição para o aumento da segurança alimentar. Em períodos de poucas chuvas, a seca induz as plantas ao fechamento de seus estômatos, afetando negativamente a fotossíntese. Por outro lado, períodos com chuvas excessivas levam à redução da oxigenação dos solos, diminuindo a atividade radicular e a absorção de água e nutrientes pelas plantas. Tanto as secas quanto o encharcamento dos solos levam à redução da produtividade das culturas.

Diagnóstico recente da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) sobre o estado dos recursos de solo e água a nível global revelou claramente que estes recursos, atualmente escassos, serão gradualmente ainda mais escassos no futuro, o que representa uma ameaça para a segurança alimentar. O aumento da demanda por alimentos que se projeta para as próximas décadas, devido ao crescimento da população mundial e às mudanças previstas nos padrões de consumo, terá que equilibrar-se com oportunidades muito limitadas para a expansão das terras agrícolas e a disponibilidade finita de recursos hídricos.

Em face desta realidade é consenso que a expansão da área irrigada com o menor impacto ambiental possível depende da melhoria da eficiência do uso da água. Considerando esta necessidade, a Série Irrigação e Drenagem – Outorga e Planejamento da Irrigação tem por objetivo habilitar o participante a elaborar projetos eficientes de sistemas de irrigação, garantindo assim a obtenção da outorga para o consumo de água, por meio do estudo de:

• Propriedades do solo relacionadas com estratégias para manutenção de teores adequados de água no solo;
  • Fenômenos meteorológicos que determinam a perda de água por evapotranspiração;
  • Estratégias de controle da irrigação e introdução ao balanço hídrico da cultura;
  • Descrição do uso do programa CROPWAT – FAO (software gratuito e utilizado mundialmente) para a quantificação da necessidade de água de cultivos irrigados;
  • Simulações feitas passo a passo no software, através da inserção de dados distintos, para análise e verificação de estratégias diferentes de manejo de cultivos.
  • Vazões e volumes necessários à irrigação estimados pelo programa CROPWAT – FAO, utilizados como subsídio para elaborar a solicitação de outorga de recursos hídricos aos órgãos competentes.

Visando repassar esses conhecimentos, o QiSat lança “Série Irrigação e Drenagem – Outorga e Planejamento da Irrigação”. Saiba mais sobre esse e outros cursos acessando a plataforma http://crea-ms.qisat.com.br

Parceria – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul firmou uma parceria com a empresa MN Tecnologia, detentora dos direitos autorais dos cursos QiSat (Sistema Integrado de Ensino a Distância, Presencial e de Serviços Dirigidos ao Mercado da Construção Civil), com sede na cidade de Florianópolis. O convênio prevê a concessão de 30% de desconto nos cursos para profissionais registrados no Crea-MS.

Com informações do QiSAT