Notícias Terça-feira, 8 de junho de 2021

Presidentes de Crea solicitam linha de apoio para implantar PDV

Entre os assuntos da pauta desta quinta-feira (5/12) da 6ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, foi aprovada proposta de o Confea criar uma linha de apoio financeiro para que os Regionais possam implantar programas de demissão voluntária (PDVs). Com a aprovação, o texto será avaliado pelas comissões permanentes do Confea, onde receberá as devidas instruções técnica e jurídica.

Veja o álbum de fotos da 6ª Reunião do CP em Campo Grande

A proposta foi debatida no fórum que congrega os dirigentes dos Conselhos Regionais pouco mais de um mês depois de o plenário federal aprovar o PDV do Confea. No total, 26 funcionários do Conselho Federal foram contemplados pelo Programa e serão desligados no próximo 31 de dezembro.CP-nov19-materia3-foto1

Na avaliação do coordenador do colegiado, eng. civ. Antônio Carlos de Aragão, presidente do Crea-PB, a implantação do PDV nos regionais e os informes sobre as novas resoluções que regem o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua – apresentados ontem – eram os dois assuntos mais aguardados da pauta desta 6ª reunião. “Amanhã trataremos mais de assuntos administrativos, das rotinas dos Creas”, pontuou, após encerrar os trabalhos desta quinta-feira.

Ainda neste segundo dia de encontro, os conselheiros federais representantes das comissões permanentes fizeram informes sobre os trabalhos do ano em cada grupo e a gerente de Relações Institucionais, Fabyola Rezende, traçou um panorama sobre a tramitação das propostas do Colégio de Presidente nas unidades organizacionais do Confea. Os integrantes do fórum discutiram, ainda, proposta do Crea-SC de criação do exame de proficiência no âmbito do Sistema Confea/Crea – item que foi retirado da pauta.

CP-nov19-materia3-foto3

Eng. agr. Dirson Freitag, presidente do Crea-MS; e eng. civ. Emanuel Mota, presidente do Crea-CE

Cooperação técnica
O último assunto do dia foi a assinatura de um termo de cooperação técnica entre os Conselhos Regionais de Mato Grosso do Sul e do Ceará, que prevê transferência de tecnologia entre as instituições. “Meu principal entendimento é que quanto menos sistemas estiverem rodando nos Creas, melhor. Conhecemos o sistema desenvolvido pela equipe do Crea-MS, vimos que era um sistema bom, com boa tecnologia, com facilidade de navegação, e queremos utilizar no Crea-CE”, explicou o presidente do regional cearense, eng. civ. Emanuel Mota.
Em funcionamento desde agosto de 2016, o sistema corporativo E-Crea, desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação do Crea-MS, é uma plataforma virtual que disponibiliza acesso a serviços aos profissionais e obtenção de informações e serviços públicos aos cidadãos. “A ideia do acordo é finalizar a construção desse sistema, que atinge todas as áreas, desde a gestão eletrônica de documentos e tramitação a prestação de serviços”, explicou o presidente do Crea-MS, eng. agr. Dirson Freitag. Em abril passado, o mesmo sistema foi disponibilizado – e já está em funcionamento – no Crea-MT.

Solenidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul celebrou os 40 anos do Crea-MS
2019_12_05_09_57_41_2dc9d9f1-95e6-44da-8a9b-037a5e2e5b40
Após o encerramento do segundo dia dos trabalhos, os participantes da reunião se dirigiram à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde assistiram a solenidade de homenagem ao aniversário de 40 anos do Crea-MS. Os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia seguem reunidos em Campo Grande até esta sexta-feira, 6/12.

Beatriz Craveiro (Confea) e Janine Gonzalez (Crea-MS)
Fotos de Marcelo Alves e Wagner Guimarães (Alems)