Presidente do Senado recebe presidentes do Confea e de Creas: PEC 108

Campo Grande, 28 ago 2019 às 18:30

O presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, realizou hoje (27/08) audiência com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ao lado dos presidentes do Crea-AP, engenheiro civil Edson Kuwahara; do Crea-PA, engenheiro civil Renato Milhomem;  do conselheiro federal engenheiro florestal Laércio Aires dos Santos e do presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Guimarães, foram apresentadas algumas atuais demandas do Sistema Confea/Crea como, por exemplo, a preocupação com o atual texto da PEC 108/2019. Apresentado pelo Ministério da Economia, o projeto altera a natureza jurídica dos conselhos profissionais e retira o poder de fiscalização exercido pelo Sistema Confea/Crea. Em março, outra comitiva do Sistema havia se reunido com o presidente Davi Alcolumbre.

Durante a audiência, o presidente do Confea ressaltou que “é importante modernizar alguns aspectos referentes à lei que trata dos conselhos profissionais, mas não eliminar o poder fiscalizatório, fundamental para a segurança da sociedade brasileira. Por isso, vamos apresentar em breve ao senador uma nova redação para a PEC, modernizando e atualizando a legislação que necessita de melhorias. Também solicitamos mais uma vez que o projeto da carreira de Estado dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências seja votado pelo Senado”.

Na avaliação do presidente do Crea-AP, Edson Kuwahara, a reunião foi excelente. “O presidente do Senado foi muito receptivo e considerou justos os nossos pleitos. Afinal, nosso trabalho com a fiscalização exercida é proteger a sociedade”, ponderou.

O presidente do Crea-PA também manifestou otimismo com a audiência com o presidente do Senado. “Sabemos do poder de articulação e liderança do senador Alcolumbre e contar com o apoio dele em nossas demandas é fundamental para evoluirmos na melhoria do nosso Sistema Profissional”, destacou.

Participaram da audiência também os presidentes Edson Kuwahara (Crea-AP) e Renato Milhomem (Crea-PA), o conselheiro federal Laércio Aires dos Santos, o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, o assessor parlamentar do Confea, Guilherme Cardozo, e o ex-deputado estadual (AP) Bruno Resende

O conselheiro federal Laércio Aires dos Santos ressaltou a importância do encontro para o Sistema Confea/Crea. “A atualização de nossa legislação profissional é uma de nossas principais demandas, mas é muito importante que tenhamos a oportunidade de dialogar e apresentar nossas sugestões. Por isso, o encontro com o presidente do Senado foi fundamental”.

Para o diretor-presidente da Mútua, Paulo Guimarães, o encontro foi excelente. “O presidente do Senado é muito objetivo e entendeu rapidamente nossas demandas e a importância dos temas que apresentamos e que precisam ser tratados com muito cuidado”.

76ª Soea

Antes de finalizar a audiência, o presidente do Senado recebeu do presidente Joel Krüger, o convite oficial para a cerimônia de abertura da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. “Será um prazer tê-lo conosco neste evento que reúne mais de 3.500 lideranças da Engenharia, Agronomia e Geociências de todo o país”.
Alcolumbre agradeceu o convite e afirmou que “será um prazer estar ao lado de vocês neste evento. Pode confirmar minha presença”.

Felipe Pasqualini
Gerente de Comunicação do Confea