Notícias Terça-feira, 8 de junho de 2021

Debate sobre receituário agronômico reúne lideranças da agronomia em Cascavel (PR)

O Crea-PR promoveu nos dias 3 e 4 de fevereiro, durante o maior evento dedicado a difusão de tecnologia agropecuária da América Latina,o Show Rural Coopavel em Cascavel, o II Encontro Brasileiro de Entidades da Agronomia.

Receituário agronômico e agricultura familiar foram alguns dos temas discutidos durante o encontro, que contou também com a participação do presidente do Crea-MS, eng. agr. Dirson Freitag, e também dos presidentes de regionais da região Sul do país.

Com foco nas mudanças necessárias e em ações que viabilizem a atualização do receituário agronômico visando favorecer produtores, sociedade e Sistema, a reunião foi uma oportunidade de reunir lideranças e também debater informações acerca do tema.

Conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR, eng. agr. Luis Fernando Gastaldi explicou que o receituário agronômico é utilizado apenas para legalizar a venda dos produtos, mas que a ideia é promover melhorias e aperfeiçoamentos. “Sabemos da dificuldade de mudança do receituário perante a lei, mas estamos em busca de normativas, buscando alternativas. O objetivo dessa reunião foi levantar este ponto; já demos um grande passo”, pontuou.
Presidente do Crea-MS, Dirson Freitag, pontuou a preocupação com a participação efetiva dos profissionais não apenas na emissão de receitas agronômicas, mas também nas atividades que a elas relacionadas, ressaltando que o encontro contribui com o trabalho de melhoria do desempenho do Conselho. “Foi uma importante oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências com as entidades, cooperativas, órgãos de defesa sanitária e com os Creas da região sul do país, que são grandes parceiros do Crea-MS”, ressaltou.

As deliberações da reunião serão levadas à discussão na Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR e o resultado deve beneficiar vários regionais. Gastaldi ressalta ainda que o trabalho é resultado do empenho de várias entidades de classe, de conselheiros e também de Regionais de outros estados, como o do Crea-MS, que será um dos beneficiados com as alterações que deverão ser realizadas.

Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS