Sobre a presidente

Vânia Abreu de Mello nasceu em Bela Vista (MS) em 23 de fevereiro de 1968. Mudou-se para a capital Campo Grande em 1985, onde concluiu sua graduação em Engenharia de Agrimensura em 1993, no então Centro de Ensino Superior de Campo Grande (Cesup). Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Vânia Mello é também especialista em Geociências.

Em 1992, começou a trabalhar como servidora pública estadual, assumindo o cargo de gestora de desenvolvimento rural na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Ao longo de mais de duas décadas, lecionou nos cursos de graduação em engenharia, agronomia e arquitetura.

Sua ligação com o Sistema Confea/Crea e Mútua teve início em 2000, quando, além de ser conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), presidiu entidades de classe representativas da engenharia e agrimensura. Também foi diretora financeira e diretora-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MS, a Mútua-MS; a primeira mulher a ocupar o cargo.

Em novembro de 2020, foi eleita, por meio de eleições diretas, a primeira mulher a presidir o Crea-MS em mais de 40 anos de existência da instituição. Sua gestão, iniciada em janeiro de 2021, foi marcada por realizações notáveis, e recentemente, foi reeleita para presidir o Crea-MS no período de janeiro de 2024 a dezembro de 2026.