Parceria entre IFMS e Crea-MS viabiliza curso de especialização em Gestão de Organizações

segunda-feira, 26 de março de 2018

Acordo de Cooperação Técnica para oferta do curso foi assinado no último dia 22, pelo reitor Luiz Simão Staszczak e pelo presidente do Crea-MS, Dirson Artur Freitag

Especializar gestores para planejar, gerenciar e fomentar práticas administrativas a partir do conhecimento adquirido na área de gestão e negócios.
Esse é o principal objetivo do curso de especialização lato sensu em Gestão de Organizações que o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMS) irá oferecer a partir deste ano, em Dourados.

conveio crea ifms

Reitor do IFMS Luiz Simão Staszczak e o presidente do Crea-MS: especialização em Gestão de Organizações

A oferta é fruto de uma parceria firmada pelo IFMS, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS). O Acordo de cooperação técnica foi assinado no último dia 22, pelo reitor Luiz Simão Staszczak e pelo presidente do Conselho, Dirson Artur Freitag. Também estavam presentes representantes da Proex e o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo.

“No futuro, pretendemos oferecer também o doutorado. Uma instituição só cumpre efetivamente seu papel quando abre suas portas para a comunidade e atende as demandas apresentadas pela sociedade. Neste sentido, parcerias como essa são fundamentais para que possamos cumprir nossa missão institucional”, apontou o reitor Luiz Simão Staszczak.

O reitor ressaltou os avanços do IFMS em todos os níveis de ensino, lembrando que a instituição está implantando o primeiro mestrado e, com a parceria com o Crea-MS, a segunda pós-graduação lato sensu.

O extrato do acordo, com validade até 2021, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de março.

Parceria – O diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, explica que a viabilidade do curso foi possível no município porque a unidade já desenvolve atividades no eixo de Gestão e Negócios.

“A oferta veio para atender uma demanda do Crea, mas também queremos convidar a comunidade externa e servidores do IFMS que participem da seleção. Parcerias como essa são a materialização do serviço prestado pela instituição para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, ressaltou o diretor-geral.

Para o presidente do Crea-MS, a parceria com o IFMS é de extrema importância para a capacitação dos profissionais.

“Este acordo é inédito. Espero que este seja só o primeiro curso que ofertamos nesta parceria. O Crea é hoje o único conselho profissional cujos conselheiros advém das entidades de classe. A especialização vem para contribuir na capacitação dos profissionais para gestão e concretização dos objetivos”, apontou Dirson Freitag.

Especialização – A previsão é que o edital de abertura para a oferta do curso seja publicado ainda neste primeiro semestre.

Serão abertas 40 vagas para ingresso no segundo semestre. Destas, 25 são para profissionais registrados no Crea-MS, 10 para o público externo e cinco reservadas a servidores do IFMS.

“A oferta veio para atender uma demanda do Crea, mas também queremos convidar a comunidade externa e servidores do IFMS que participem da seleção. Parcerias como essa são a materialização do serviço prestado pela instituição para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, ressaltou o diretor-geral.

Com carga horária total de 420 horas, o curso terá início em agosto e seguirá até novembro de 2019, de acordo com o cronograma previsto.

Na página da Especialização estão disponíveis mais informações, como o projeto pedagógico do curso, grade curricular e corpo docente.

Laura Silveira – Comunicação IFMS