Palestra magna com ex-vice-presidente do BNDES marca a abertura do 9º CEP-MS

Campo Grande, 19 jul 2019 às 21:30

A cada três anos, o Sistema Confea/Crea e Mútua mobiliza profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências em debates visando à criação de políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação que possam melhor contribuir para melhoria das atividades quem envolvem técnica e politicamente as profissões.WhatsApp Image 2019-07-19 at 17.29.51

O Crea-MS realizou neste ano, nos dias 18 e 19 de julho, a nona edição do Congresso Estadual. A abertura do evento, na noite de quinta (18/7), além de profissionais, estudantes e autoridades, contou com a presença do engenheiro civil, professor e funcionário de carreira e ex-presidente do BNDES, Darc Costa.

Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento nacional, tema do evento, foi também a tônica da palestra do engenheiro. Segundo ele, o engenheiro é o profissional do desenvolvimento. Se não há desenvolvimento o engenheiro fica mitigado na sua função. “Precisamos fomentar a ideologia do desenvolvimento novamente”, disse.

O presidente Dirson Freitag, durante seu discurso, mencionou o momento oportuno da realização de mais uma edição do Congresso. “A PEC 108/2019 – que dispõe sobre a natureza jurídica dos Conselhos profissionais – enviada ao Congresso pelo ministro da economia Paulo Guedes – coloca os conselhos profissionais em discussão. Muitos não entendem o papel do Conselho. Me dá a percepção que se os profissionais tiverem clareza do tamanho da importância dessa discussão, nós vamos virar essa página de uma forma muito positiva. Está colocado o desafio; temos aqui muitas lideranças, muitos representantes de entidades de classe”, pontuou.

Os encontros microrregionais envolveram a participação de profissionais das cidades de Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Dourados e Corumbá. Nessas cidades, os encontros geraram propostas que, por meio dos delegados eleitos, foram trazidas a debate na Capital.

Ao final do evento, 12 delegados serão eleitos para levar as propostas de Mato Grosso do Sul para o debate no Congresso Nacional de Profissionais, em setembro próximo, em Palmas (TO).

Confira a cobertura fotográfica do evento

[su_youtube url=”https://youtu.be/Xf-QzMr4HAY” width=”380″ height=”280″]