Notícias

Novos projetos da Mútua são destaque na abertura da 74ª SOEA

Campo Grande, 08 ago 2017 às 18:00

08-08-abertura-soea (1)

No coração da Amazônia, a capital do Pará recebeu na noite desta terça-feira (8), cerca de 3,5 mil profissionais da área tecnológica que se reuniram ao som do tradicional e regionalíssimo Carimbó para a celebração da abertura da 74ª edição do maior evento da Engenharia e da Agronomia do país, a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – SOEA. Realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o evento que propõe a discussão do tema “A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento do País” segue até sexta-feira (11) com intensa participação da Mútua ao longo de sua programação.

Durante os discursos da solenidade de abertura, o público pôde perceber que, casando com as características o estado anfitrião do encontro, o cenário ambiental e a questão dos recursos hídricos ganharão atenção especial ao longo da programação do evento. A programação da Mútua e seus novos projetos também foram destaque. Membro do dispositivo de honra da abertura, o presidente da Mútua, eng. civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, falou sobre os novos projetos da Mútua que estão sendo trabalhados ao longo de 2017 para marcar o Jubileu de Rubi da Mútua.
08-08-abertura-soea-Paulo2-300x200“São quatro décadas entregando qualidade de vida e desenvolvimento aos profissionais que se dedicam ao crescimento do país, levando melhorias à sociedade. Não existiria melhor local para comemorar os 40 anos da Mútua do que a SOEA. Com muito orgulho compartilhamos com vocês as conquistas e avanços alcançados”. De acordo com Guimarães, desde dezembro do ano passado o Jubileu de Rubi já vem sendo comemorado, e a principal ação desta grande comemoração foi a inclusão de projetos importantes na pauta de prioridades. Dentre esses projetos prioritários está o Programa de Bolsas de Estudo, que oferecerá aos filhos de profissionais e a estudantes carentes auxílio para a graduação em cursos reconhecidos pelo Sistema e a Universidade Corporativa Mútua, que atenderá tanto aos associados quanto aos colaboradores da Mútua, dos Creas e do Confea.

“Destaco, ainda, o Programa de Inclusão da Mútua – PIM, que apoiará os associados e seus dependentes com algum tipo de deficiência através da concessão de benefícios e da facilitação de acesso a equipamentos e tratamentos de saúde para seu desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo a inclusão e a qualidade de vida dessas pessoas”. Também visando a qualidade de vida dos associados e seus familiares, afirmou Guimarães, novas parcerias vem sendo firmadas, como é o caso da firmada com a Mongeral Aegon Recentemente, que irá  possibilitar que os associados ampliem suas coberturas de pecúlio por morte e invalidez com valores bem mais atrativos que os praticados no mercado.

Guimarães finalizou sua participação convidando todos a participarem da programação da Mútua no evento e a visitarem o estande da Mútua montado na ExpoSOEA: “Venha relembrar conosco os momentos marcantes da história da Mútua para que construamos, em conjunto, soluções e mecanismos para as necessidades dos profissionais”.

DSC06319Estande da Mútua na ExpoSOEA

Temáticas e boas vindas

08-08-abertura-soea-tadeu-150x150Os demais membros do dispositivo de honra também destacaram a importância do local escolhido para sediar o evento e das temáticas propostas. Em seu discurso o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, destacou que o tema central da agenda leva à reflexão: “Uma nação se desenvolve por meio do conhecimento e do notório saber técnico e científico”. Para ele, a responsabilidade ética na conduta e na forma de exercer a profissão também precisa ser colocada à disposição do Brasil.
WhatsApp-Image-2017-08-08-at-20.06.53-150x150Evidenciando aspectos históricos da capital paraense, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Pará (Crea-PA), eng. agr. Elias da Silva Lima, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu a todos que possibilitaram a realização do evento. “Hoje Belém se transforma na capital nacional da Engenharia e da Agronomia. Agradecemos à Mútua, que como sempre, teve papel fundamental para a realização do evento que, certamente, mostrará a todo o país a importância da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do Brasil.”.
08-08-abertura-soea-mesa-200x300Representando a União Pan-americana de Associações de Engenheiros, a eng. Maria Tereza Dalenz pontuou que a SOEA é uma grande oportunidade de transmitir conhecimento e tecnologia. “Agradeço ao presidente José Tadeu pela gentileza em viabilizar a participação da Upadi. Que tenhamos a partir deste evento mais conhecimento e que todos os objetivos sejam alcançados”.  Já o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), eng. mec. Jorge Spitalnik, reconheceu o progresso da Engenharia brasileira. Aproveitou para apresentar ao público os trabalhos da “entidade que representa os mais de 20 milhões de engenheiros em todo o mundo e que tem o reconhecimento de parceiros, como a Unesco, por firmar cooperações na área de ciência e tecnologia”.

O dispositivo de honra da solenidade foi composto também pelo vice-presidente do Confea, eng. agr. Daniel Salati; pelos coordenadores do Colégio de Presidentes, eng. eletric. Modesto Ferreira dos Santos e do Colégio de Entidades Nacionais, eng. agr. Angelo Petto Neto; pela coordenadora nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, eng. civ. Alice Scholl; e o estudante de Engenharia Jean Carlos Heringer.

 

08-08-abertura-soea-disp

Reconhecimento profissional

“Falar em nome de grandes profissionais é uma missão difícil, pois cada um deles contribuiu de uma forma diferente na construção da história da engenharia. Porém, tenho a certeza de que consigo falar em nome de todos quando afirmo que neste momento dois sentimentos tomam conta dos nossos corações: felicidade e gratidão”. Com essas palavras, o representante dos homenageados reconhecidos com as honrarias do Sistema, eng. agr. Lourenço José Vieira da Silva, levou emoção ao público. Ponto alto da solenidade, a entrega da Láurea ao Mérito a 24 personalidades e três instituições demonstra o reconhecimento do Sistema àqueles que registraram seu nome na história do desenvolvimento do País.

O trabalho de seleção dos homenageados é feito pela Comissão do Mérito, que neste ano tem como chanceler o conselheiro federal, eng. agr. Francisco Soares da Silva. Em discurso, ressaltou o histórico do Sistema, cujo início remete ao advento das primeiras escolas de fortificações instaladas no Brasil, seguido, na década de 1930, dos primeiros atos oficiais pela regulamentação das profissões da área tecnológica. “Hoje nos deparamos com esta enorme estrutura, dentro da qual os nossos homenageados são os verdadeiros heróis das nossas profissões”.

Em 2017, ao escolher os indicados para concorrer às honrarias do Sistema, a Comissão do Mérito adaptou seu trabalho às regras da Resolução 1085/2016, que introduziu novidades, como a inclusão da categoria Menção Honrosa para pessoa jurídica, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, que se soma às duas outras categorias já existentes, a Medalha do Mérito e o Livro do Mérito. Dos 54 indicados pelos conselhos regionais, foram escolhidos 27, sendo 12 reconhecidos com a Medalha do Mérito, outros 12 homenageados in memoriam com inscrição no Livro do Mérito, além das três instituições.

A entrega das medalhas do Mérito e a inscrição no Livro do Mérito são promovidas todos os anos, durante as Semanas Oficiais da Engenharia e da Agronomia. Os homenageados são indicados por entidades de classe e por câmaras especializadas, entre outros fóruns.

Fonte: Gecom/Mútua com informações do Confea

Fotos: Gecom/Mútua