Notícias Terça-feira, 8 de junho de 2021

Na Semana do Meio Ambiente, engenheira de MS conhece modelo de gestão de resíduos sólidos na Suécia

Uma missão técnica organizada pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) em parceria com a SEPA (Agência de Proteção Ambiental da Suécia) acontece na Suécia com o objetivo de apresentar o sistema de gestão de resíduos sólidos.

Representantes de 13 municípios/consórcios, CNM – Confederação Nacional de Municípios, ABRELPE e Cetesb – Companhia Ambiental, compõem a equipe da missão que está sendo realizada ao longo da semana do meio ambiente.WhatsApp Image 2019-06-05 at 12.48.25
Durante a programação, o grupo participa de reuniões e palestras na Agência Ambiental e está visitando diversos empreendimentos, entre eles fábrica de reciclagem de vidros, ecopontos, central de reciclagem, unidade de geração de energia, aterro sanitário, shopping de segunda mão, entre outros.

A engenheira sanitarista e ambiental Priscila Quevedo, que também é inspetora do Crea-MS em Chapadão do Sul, está representando o município e comentou que é um privilégio poder participar desta missão, especialmente no país onde ocorreu a Conferência de Estocolmo em 1972, quando foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. “A Suécia é modelo mundial em gestão de resíduos e destina menos de 1% para aterro sanitário, além de gerar energia por meio da incineração dos rejeitos. Para obter este resultado o país consolidou o conceito dos 5Rs (reduzir, repensar, reutilizar, reciclar e recusar)”, disse.

O treinamento desta semana é o segundo módulo do programa de capacitação que visa agregar conhecimentos e desenvolver habilidades para o desenvolvimento e execução de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A engenheira colocou-se à disposição ainda para compartilhar com os interessados os relatórios das visitas, bem como demais conhecimentos sobre plano de gestão integrada de resíduos sólidos (PGIRS), tornando assim o município um multiplicador do tema. Os interessados podem enviar e-mail para meioambiente@chapadaodosul.ms.gov.br.

Texto e foto
Eng. Sanit. Amb. Priscila Quevedo