Implantação de melhorias permitem ao Conselho conquistar certificações de qualidade

Campo Grande, 03 jun 2020 às 21:00

Planejar ações, definir estratégias, executá-las com eficiência e controlar os resultados. Desde 2015, o Crea-MS passa por um processo que busca melhorar, de forma contínua, o desempenho organizacional e, consequentemente, a qualidade e a forma de como os serviços são oferecidos aos profissionais e à sociedade.

O processo teve início em 2015, no primeiro ano do mandato do eng. agr. Dirson Freitag, com a criação do Departamento de Gestão Estratégica. Nos anos seguintes, os trabalhos se concentraram na definição de eixos que nortearam os trabalhos durante a primeira gestão: governança corporativa, profissionalização da gestão, imagem institucional e excelência na prestação de serviços.

Este primeiro período foi coroado com o lançamento, em meados de 2016, do portal de serviços Crea Ágil: uma plataforma on-line que possibilitou acesso gratuito, a profissionais e empresas, a solicitações de serviços oferecidos pelo Conselho. Desta forma, os profissionais passaram a contar com a agilidade como aliada.

A plataforma denominada eCrea foi desenvolvida por analistas do Departamento de Tecnologia da Informação, e hoje, em decorrência da eficiência, foi adotado por outros Regionais, como de Mato Grosso e Ceará.

Durante o segundo mandato de Freitag, com muitas evoluções já consolidadas, o trabalho se concentrou na implantação de processos administrativos eletrônicos, visando tornar os procedimentos mais ágeis, econômicos e transparentes.

Em 2019, junto com a elaboração de um planejamento estratégico e atualização da missão, visão valores e objetivos estratégicos, o Crea-MS participou do Movimento MS Competitivo buscando o Prêmio Qualidade da Gestão e conquistando certificação na categoria Primeiros Passos para a Excelência. “Foi apenas o primeiro passo, mas que foi possível graças ao empenho de todos os empregados do Conselho, parte importante de um grande trabalho coletivo em busca da excelência da gestão para melhoria dos serviços oferecidos aos profissionais”, disse o presidente Dirson Freitag.

Supervisora do Setor de Gestão da Qualidade, Vanessa Cáceres, relata que a busca por certificações é importante, porque, por meio delas, “sabemos que estamos indo para o caminho certo, sempre buscando melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços, deixando assim nosso público satisfeito. Fazendo uma boa gestão da qualidade, teremos melhorias quanto à satisfação, redução de custos operacionais e melhoria na produtividade, possibilitando assim que o Conselho consiga novos prêmios em gestão e certificações, como a ISO 9001″, finalizou.