Notícias

Goiânia realiza a 77ª edição da Soea em um novo tempo

Campo Grande, 04 out 2022 às 20:36

Goiânia é a casa da Engenharia, da Agronomia e das Geociências nesta semana, quando recepciona os quase 4 mil profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na tão aguardada Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) presencial. Mais moderno e inovador, o maior evento promovido pelo Conselho desde 1940 coloca em evidência desta vez o tema “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Nacional” e promove a excelente oportunidade para demonstrar a evolução da área e o comprometimento do setor em debater e propor as melhores soluções para o futuro do Brasil.

Na manhã desta terça-feira (4/10), profissionais, lideranças, autoridades de classe e políticas nacionais e internacionais lotaram o Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções da capital goiana. A expectativa para a retomada presencial da agenda neste quase pós-pandemia foi o ponto comum dos discursos.

Ao abrir a Semana Oficial, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, rememorou os dias de campanha para deputado federal no Paraná nos últimos dias. “Acredito que ganhamos ao tirar a Engenharia do lugar comum. Quando se sai candidato, tem de ter muita coragem, e é por isso que cumprimento as lideranças do Sistema que se candidataram nessas eleições”, saudou Krüger. O presidente falou da oportunidade de vivência que a campanha lhe deu. “Particularmente, eu ganhei ao conhecer ainda mais o meu estado e os seus 399 municípios; bem como a oportunidade de conviver ainda mais com o meu chefe de campanha, o meu filho e engenheiro Luis Guilherme.”

Mesa de abertura reuniu presidentes do Confea e dos Creas, conselheiros federais, homenageados do Mérito, lideranças dos colégios de Presidentes (CP) e de Entidades Nacionais (Cden), da Mútua, das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas de Ética, do Programa Mulher, do Contecc e da Coordenadoria Nacional do Crea Júnior

Na ocasião, Joel convidou o senador recém-eleito por Goiás Wilder Morais (PL) para dividir o púlpito e juntos assumirem os compromissos das demandas do Sistema junto ao Legislativo. “Entre os temas que vão pautar nossos trabalhos no Congresso está o Projeto de Lei 1024/2020 sobre a federalização do plenário do Confea e os ajustes que precisam ser feitos no texto. A Engenharia como carreira de estado é outra prioridade nossa. Também vale lembrar que o Tribunal de Contas da União proibiu o repasse de 10% para as nossas entidades de classes regionais e nacionais e isso só pode ser feito se previsto em lei; para isso, contamos com o apoio do senador na elaboração dessa proposta”, listou Krüger.

Joel Krüger listou demandas da área profissional para o engenheiro e senador Wilder Morais, que se comprometeu com a Engenharia

Ao recapitular as realizações da gestão à frente do Conselho, o presidente destacou a implantação das eleições do Sistema pela internet, a instituição do Programa Fortalece, e o projeto de equidade de gênero. “As mulheres foram tiradas da invisibilidade dentro do Sistema, por meio do Programa Mulher e aproveito para homenagear as precursoras Zélia Santos [primeira presidente de Crea] e Carmem Eleonôra Amorim [primeira conselheira federal]”, finalizou Joel, arrancando aplauso de todos com a justa homenagem.

Krüger apresentou as realizações da gestão à frente do Confea

O anfitrião e presidente do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira Junior, saudou os participantes da 77ª Soea e comentou a expectativa em realizar o evento depois de dois anos de espera. “Em 2019, ano que seria realizada a Soea aqui na capital, a sociedade tinha uma visão das formas de trabalho, nossos costumes foram impactados pela covid-19. Hoje com todos os aprendizados temos nova forma de conduzir os trabalhos: de forma presencial e híbrida”, disse. Lamartine convidou todos a renovar os entendimentos, tendo como pilar a temática “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social” focada no desenvolvimento nacional. “Nesta semana histórica vamos mostrar o que pode ser feito a favor do progresso nacional. Um novo tempo começa hoje, discussões relevantes, como ESG [do inglês Environmental, Social and Governance], o BIM [do inglês Building Information Modeling], vão pautar as nossas discussões como janelas para o mundo. Sejam todos bem-vindos a Goiás, sejam bem-vindos a um novo tempo”, declarou.

Anfitrião da primeira Soea presencial neste quase pós-pandemia, eng. civ. Lamartine Moreira Júnior incentivou os participantes a experienciarem a programação que está mais moderna e tecnológica

“Dois anos e quatro meses”, começou o emocionado presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida. “O projeto da Soea em nosso estado foi idealizado por nós, há dois anos e quatro meses, e foi concretizado pelo presidente Lamartine Moreira Júnior, a quem agradeço”, saudou, destacando o sonho realizado, com muita resiliência. “Tinha que acontecer neste número angelical, 77, que representa consciência coletiva e iluminação. E é assim que nos vemos neste instante, a Engenharia iluminada em um evento com uma programação com profissionais palestrantes com a diferenciação de nosso Cerrado”, afirmou, ao citar o trabalho intenso dos bastidores, liderado pela Comissão Organizadora (ConSoea).

Almeida aproveitou para saudar os sete presidentes dos Creas e do Confea, como o eng. civ. Joel Krüger, pela jornada como candidato a deputado federal. “A Engenharia agradece a coragem de vocês em disponibilizar seus nomes para valorizar as nossas profissões, evidenciando as nossas demandas na Câmara Federal. Precisamos de engenheiros senadores, engenheiros deputados para nos representar”, propôs. Por fim, falou do sentimento de pertencimento da diretoria que assumiu a Mútua nacional para ampliar os benefícios aos associados e às entidades de classe, como Seguro Viagem, disponibilizado a 75% dos participantes do evento.

Presidente da Mútua, Francisco Almeida, salientou a retomada presencial da Soea

Articulação política
Prestigiando o primeiro dia de evento, autoridades políticas manifestaram compromisso com a pauta da Engenharia, Agronomia e Geociências. Senador eleito pelo estado de Goiás no dia 2 de outubro, o eng. civ. Wilder Morais falou do orgulho em participar do evento e deu um recado aos estudantes presentes. “A Engenharia transforma e mudou a minha vida”, afirmou, ao lembrar da sua trajetória e o apoio da mãe como costureira. Também ressaltou a sua responsabilidade como senador em continuar a trazer recursos para Goiás. “Estarei no Congresso para defender o desenvolvimento do estado e do nosso Brasil.”

Wilder Morais (PL), engenheiro eleito senador por Goiás, assumiu compromisso com os pares de profissão

Representando o chefe de estado Ronaldo Caiado, o secretário-geral de governo, eng. eletric. Adriano Rocha, ressaltou a parceria entre Goiás e Crea, principalmente no setor de transporte público. “É um serviço essencial à população. O nosso projeto já coloca Goiânia não só no Brasil, mas no mundo.” Na sequência, falou do orgulho de representar o governador, eleito no primeiro turno. “Mostra a confiança da população de Goiás em nosso trabalho, com responsabilidade fiscal, respeito à ciência e com investimento nas principais áreas, como a educação, reduzindo a desigualdade do estado de Goiás. Com a recuperação fiscal, temos muito a fazer nas áreas da infraestrutura, como a pavimentação das estradas e rodovias, além de tecnologia e inovação.”

Rocha enfatizou o investimento na pavimentação digital para levar conectividade digital a todos os municípios do estado, com uma rede inteligente e internet com alta qualidade nos hospitais e praças públicas. Citou o primeiro curso de graduação em Inteligência Artificial. “Neste curso, os alunos já fazem estágio com salário de R$ 8 mil. O Centro de Inteligência Artificial já é reconhecido pelo mundo, com investimento em tecnologia e serviços de profissionais da Engenharia. São espaços que nos ajudar no desenvolvimento econômico. Precisamos do conhecimento da Engenharia para explorar cada vez mais o potencial do estado”, finalizou.

Parceria entre Goiás e Crea na área de transporte público foi destaque da fala do secretário-geral de governo, eng. eletric. Adriano Rocha

O prefeito do município de Goiânia, Rogério Cruz, declarou ser uma satisfação receber todos os profissionais. “É uma grande oportunidade para a nossa cidade; sintam-se em casa para debater todos esses importantes temas e projetos que vão impactar positivamente no desenvolvimento de nosso país, e convido vocês a conhecerem a nossa cidade”, disse.

Prefeito do município de Goiânia, Rogério Cruz, deu as boas-vindas aos profissionais de todo o Brasil

Inserção internacional
Líderes internacionais também marcaram presença. Entre eles, o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi/WFEO – na sigla em francês e inglês), José Vieira; pelo bastonário da Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP), Fernando de Almeida Santos, além de representantes de Cabo Verde, Angola e da Comissão de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul (Ciam) da Argentina.

Presidente da Fmoi/WFEO, José Vieira

José Vieira enalteceu a relevância da agenda. “É uma honra estar neste evento que representa a Engenharia do Brasil, estar aqui é um testemunho da importância da Engenharia brasileira”. Ele comentou também que fez parte das conversas entre Brasil e Portugal para a validação de diplomas entre os países. “Esta é uma ideia que sempre tive, pois nossas nações têm muita coisa em comum, além da formação semelhante, a cultura e a língua, que nos fazem uma só comunidade”, disse. Ele destacou ainda que muitas vezes a Engenharia e os engenheiros não são reconhecidos pela devida importância que têm para o desenvolvimento econômico e social do país. “Mas somos responsáveis pela qualidade da infraestrutura, e quanto melhor a infraestrutura de um país, mais desenvolvido ele é”, pontuou Vieira.

Homenagem em memória dos presidentes Renato Milhomem (Crea-PA) e Antonio Aragão (Crea-PB), falecidos em junho passado e agosto de 2021, respectivamente. “Grandes parceiros de todas as horas”, lembrou Krüger, ao pedir uma salva de palmas. Na foto, a viúva de Milhomem.

Participe você também
Acesse o site da Soea e fique por dentro da programação completa das palestras, da Arena e Ilha da Inovação, dos minicursos, da ExpoSoea, da Láurea do Mérito e do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).

Ao final da cerimônia, foram entregues aos ex-conselheiros federais certificados de serviços relevantes prestados à nação. “Gratidão a todos os conselheiros federais que dividiram a gestão comigo entre 2019-2021”

Leia mais:

Cerimônia do Mérito marca abertura da 77ª Soea em Goiânia

Débora Pereira, Fernanda Pimentel, Jô Santucci e Julianna Curado
Equipe de Comunicação da 77ª da Soea
Fotos: Marck Castro e Organização 77ª Soea/Confea