Funasa publica a 4ª edição do Manual de Saneamento

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Compilar a experiência de mais 70 anos da Funasa na área de saneamento básico, esse é o objetivo da nova versão do Manual de Saneamento. Em sua 4º edição, a publicação tem como objetivo básico difundir conhecimentos técnicos ligados à saúde pública e reunir todas as novas experiências ligadas às ações de saneamento básico desenvolvido pela instituição.

O Manual traz em suas páginas, pesquisas e avanços tecnológicos no decorrer de todos esses anos. As  ações daFunasa atendem às necessidades surgidas com o desenvolvimento do país, por esses motivo, as publicações da instituição são atualizadas de acordo com a realidade vivida pela instituição.

O documento teve sua primeira publicação em 1942 como “Manual de Guardas Sanitários”, elaborado por engenheiros da época numa linguagem bem simples a fim de nortear os novos sanitaristas. Com a criação da Fundação Nacional de Saúde o manual se aprimorou, houve uma revisão organizada por uma equipe multidisciplinar que aliou conhecimento e toda experiência em saúde pública adquirida no órgão.

Nesta última edição o manual foi atualizado e reestruturado. Além das questões técnicas abordadas anteriormente, os revisores de preocuparam com uma visão mais conceitual dos problemas ligados ao meio ambiente, considerando as novas tecnologias, tanto as inovadoras como as simplificadas com eficácia comprovada pela Funasa.  O Manual ao longo dos anos, vem sendo utilizado por estudantes, pesquisadores e municípios em questões relacionadas ao saneamento básico.

Especializado em áreas rurais, quilombolas, assentamentos, ribeirinhas e indígenas, o manual é um livro didático e já alcança países da America Latina e africanos de língua portuguesa. O Manual de Saneamento da Funasa é um registro da evolução do saneamento no Brasil.

Clique aqui para fazer download do arquivo.

Fonte: Funasa