Notícias

Fruto símbolo de MS, guavira é tema de seminário em Campo Grande

Campo Grande, 02 abr 2018 às 20:11

Fruta símbolo de Mato Grosso do Sul, a Guavira será tema de um seminário que será realizado no anfiteatro multiuso da Universidade Federal de MS (UFMS), em Campo Grande, nos dias 13 e 14 de abril.

Tendo como foco o debate de questões relacionadas à conservação, sustentabilidade e potencialidades da guavira, o I Seminário está sendo realizado por meio da iniciativa da Assembleia Legislativa, do deputado Renato Câmara, pelo Governo do Estado por meio da Semagro e da Agraer, pela Fundação Oswaldo Cruz e pela UFMS, com o apoio de diversas instituições, entre elas o Crea-MS.

O objetivo principal deste evento é contribuir com o incremento nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo para o Estado, estimulando estudos técnico-científicos de produção e preservação genética da guavira, o cultivo sustentável e a geração de novos produtos a partir deste fruto típico do cerrado.

No dia 12, quinta-feira, das 13h30 às 17h30, as palestras serão relativas aos aspectos culturais, conhecimento tradicional, turismo e gastronomia.
No dia 13, sexta-feira, as palestras serão das 8h às 12h e das 13h30 às 17h e debaterão questões relacionadas ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

A idealização do I Seminário da Guavira se deu por meio da aprovação e publicação da Lei Estadual Nº 5.082, de 7 de novembro de 2017, de autoria do Deputado Estadual Renato Câmara, que declara a guavira (Campomanesia spp) como fruto símbolo do estado de Mato Grosso do Sul.
A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui

Mais informações no site www.matogrossodosul.fiocruz.br ou e-mail: guavirams@gmail.com