Engenheiros agrônomos são homenageados pela Assembleia Legislativa

Campo Grande, 21 ago 2020 às 22:35

A Assembleia Legislativa de MS (Alems), realizou primeira na manhã desta sexta (21/8), sua primeira solene virtual realizada por videoconferência em que comemorou o Dia Estadual da Educação Superior. A sessão homenageou com a Medalha Darcy Ribeiro quem fortaleceu a pesquisa ou extensão nas instituições de ensino superior estaduais e a Comenda Pedro Pedrossian àqueles que contribuíram para a valorização e o engrandecimento do ensino superior sul-mato-grossense.

As honrarias foram instituídas pela Resolução 19/2018. A aprovação dos nomes indicados para receberem as homenagens neste ano foi oficializada na Resolução 3/2020, publicada no Diário Oficial Eletrônico da Alems.

Os professores doutores, engenheiros agrônomos e conselheiros do Crea-MS José Antônio Maior Bono (Uniderp) e Paulo Eduardo Teodoro da (UFMS/Chapadão do Sul) estiveram entre os homenageados com a Medalha Darcy Ribeiro. O eng. agr. Valdinei Aparecido de Oliveira, ex-conselheiro do Crea-MS, foi um dos homenageados com a Comenda Pedro Pedrossian.

O presidente da Alems, deputado Paulo Corrêa, ressaltou a importância do ensino superior para o desenvolvimento do Estado. “As restrições sanitárias voltadas ao combate à gravíssima epidemia da Covid-19 impõe o caráter virtual desta sessão solene, primeira realizada nestes moldes, porém não reduzem o significado, nem tiram o brilho da homenagem de reconhecimento que o Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul está prestando neste momento a professores, pesquisadores e demais integrantes de carreiras universitárias, bem como às personalidades que tenham se destacado por relevantes serviços à valorização e engrandecimento do ensino superior em nosso Estado”, informou.

Indicado pelo reitor da Uniderp, Tanner Douglas Bitecourt, para receber a honraria, o prof. Dr. José Antônio Maior Bono acredita que a indicação deve-se a seu trabalho no curso de Agronomia, onde é docente desde o ano 2000. “Já formamos mais de 600 profissionais e tive o prazer de ser professor de todos eles nas disciplinas ligadas à fertilidade e manejo de solos, além disso tem também os projetos de pesquisa em que atuamos no programa de mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial”, pontuou o conselheiro Bono.

Prof. Dr. José Antonio Maior Bono, da Uniderp e conselheiro do Crea-MS

Já o conselheiro suplente, Paulo Teodoro, afirmou que ser homenageado com a medalha Darcy Ribeiro “demonstra que estou no caminho certo como cientista e docente na UFMS. Sou apaixonado pelo que faço e pela instituição que estou. Esse reconhecimento me deixa mais animado para continuar melhorando como profissional”, disse.

Agradecendo a família, esposa, parceiros de pesquisa, colegas da UFMS e do Câmpus de Chapadão do Sul, orientadores e alunos, Teodoro ressaltou: “vocês estão comigo nesta premiação. Espero que o prêmio dê cada vez mais visibilidade ao câmpus e às atividades que conduzimos aqui”, disse o professor que é ainda coordenador da pós-graduação em Agronomia da Universidade.

Prof. Dr. Paulo Eduardo Teodoro, da UFMS, e conselheiro suplente do Crea-MS

Participaram da sala virtual da solenidade Mirlene Ferreira Macedo Damázio, reitora pró–têmpore da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Elaine Borges Monteiro Cassiano, reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Laércio Alves de Carvalho, reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Padre José Marinoni, reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Taner Douglas Alves Bitencourt, reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, entre outros.

Janine Gonzalez
Com informações da Alems
Fotos: Wagner Guimarães (Alems)