Notícias Terça-feira, 8 de junho de 2021

Engenheiro agrônomo será homenageado com a mais alta honraria do Sistema Confea/Crea

O Crea-MS indicou e o plenário do Conselho Federal (Confea) aprovou por unanimidade, a indicação do engenheiro agrônomo Adriano da Silva Lopes para ser galardoado com a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua, a mais alta honraria do sistema profissional. A indicação foi feita por iniciativa da Câmara Especializada de Agronomia.

O engenheiro agrônomo tem 45 anos e graduou-se em 2001 pela Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira. É professor de cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Florestal e de pós-graduação da Universidade Estadual de MS (UEMS), é mestre e doutor em Agronomia e pós-doutor em Engenharia de Biossistemas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

“Devo tudo isso à minha profissão; sou muito grato à UEMS por ter a oportunidade de fazer o nosso trabalho no dia a dia. Levo com muito orgulho o nome da instituição, de Aquidauana e de Mato Grosso do Sul”, pontuou.

O engenheiro agrônomo, que atua na gestão de ciência e tecnologia, colaborando e coordenando projetos ligados a agências estaduais e nacionais, além de prestar consultoria científica para agências de fomento, universidades e revistas especializadas, disse que recebeu a notícia sobre a homenagem, que é nacional, com muita alegria. “Devo ressaltar a importância do nosso Estado na área da agronomia; da nossa vocação agropecuária e no agronegócio e de tantos grandes profissionais atuantes aqui e eu ter sido indicado entre tantos grandes nomes e ainda receber a homenagem; é algo que me deixa muito feliz”.

Com mais de 100 publicações, a maioria delas sobre os efeitos do manejo da irrigação nos sistemas produtivos, o engenheiro agrônomo acumula mais de 200 participações em 200 bancas de avaliações de trabalhos de conclusão de curso, qualificações e defesas de mestrado e doutorado. Já orientou cerca de 150 trabalhos e é considerado “grande influenciador e, reconhecidamente, um ícone entre seus discípulos”, por isso a indicação da Câmara Especializada de Agronomia do Conselho.

O professor fez questão de agradecer a seus pares – alunos, servidores da universidade, professores –e ressaltar sua posição enquanto professor do ensino superior, atuando na formação de novos profissionais: “sempre digo a meus alunos: façam sempre o seu melhor”.

Além da Medalha do Mérito, o Sistema também homenageia profissionais com a inscrição no Livro do Mérito – este para profissionais já falecidos – e também com Menção Honrosa.

A solenidade de homenagem será realizada durante sessão plenária do Crea-MS que será realizada no dia 13 de agosto, já que neste ano, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), ocasião em que anualmente são entregues as honratias, será realizada virtualmente.

Janine Gonzalez
Assessoria de Comunicação do Crea-MS