Notícias

Engenheira Vânia Mello é eleita presidente do Crea-MS

Campo Grande, 02 out 2020 às 02:06

Com 1.177 votos, 56%, a engenheira agrimensora Vânia Abreu de Mello foi eleita presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS).

A engenheira será a primeira mulher a ocupar a presidência do Conselho. O engenheiro civil Marco Maia teve 40% (844 votos) e o engenheiro mecânico Jorge Tadeu Mastela e Almeida teve 2% (49 votos). Brancos somaram 3 votos e nulos 15.

O resultado foi confirmado no sábado (3/10), ocasião em que a Comissão Eleitoral Regional fez a apuração dos votos em separado. O resultado final deverá ser homologado pelo Confea.

As eleições foram realizadas nesta quinta-feira (1/10) em Campo Grande e em mais 16 cidades de Mato Grosso do Sul. Foram eleitos também os diretores geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua-MS): Valter Almeida da Silva, com 1.162 votos e Ângelo Ximenes com 1.047 votos.

Em Mato Grosso do Sul, os candidatos à presidência do Confea tiveram o seguinte desempenho: Diogo Aguiar com 62 votos; Joel Krüger com 1.138 votos; Marcos Moliterno com 63 votos; Paulo Guimarães com 642 votos e Rizomar Silva com 36 votos.

Os eleitos ocuparão o cargo de janeiro de 2021 a dezembro de 2023.
No próximo sábado (3/10) a Comissão Eleitoral Regional fará a apuração dos votos separado. O resultado final será homologado pelo Confea.

Confira aqui a apuração total dos votos.

Mulheres na Engenharia – Nacionalmente, as mulheres integrantes do Sistema Confea/Crea são 18,7% do total de profissionais registrados. Em Mato Grosso do Sul, dos 14.755 profissionais registrados, elas são 3.053, 20% do total.

Sobre a engenheira – Vânia Mello é natural de Bela Vista e residente em Campo Grande desde 1985. Formada em Engenharia de Agrimensura, Vânia também é Especialista em Geociências e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Desde 1992 atua como Engenheira Agrimensora na Agraer/Semagro, órgão onde também já ocupou o cargo de Chefe do Setor de Cartografia.

Foi professora na Uniderp durante 22 anos. No Crea-MS foi diretora-administrativa e também conselheira por 6 mandatos. Na Mútua-MS ocupou o cargo de diretora-financeira e atualmente é a diretora geral.

Possui vários trabalhos técnicos apresentados em congressos nacionais e internacionais na área de Cartografia, e inúmeras homenagens recebidas, entre elas o reconhecimento de turmas formandos de Engenharia e Arquitetura.

Matéria editada em 6/10/2020 para atualização dos votos.

Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS