Encontro nacional reúne comitês regionais do Programa Mulher

Campo Grande, 18 fev 2022 às 16:37

Com o apoio das principais lideranças do Sistema Confea/Crea, o Programa Mulher ganha projeção e ocupa espaços em eventos tradicionais como no 11º Encontro de Líderes, realizado em Brasília.

Encerramento da reunião dos comitês gestores

Na manhã da quinta-feira (17/2), o Painel do Programa Mulher (PM), aberto na tarde de ontem, promoveu um encontro nacional das representantes dos comitês gestores do Programa Mulher nos Creas.

Confira fotos no Facebook do Confea

Simone Baía, engenheira química que assessora a presidência do Confea e integrante do CG no Federal, explica: “Nosso propósito é estabelecer um relacionamento que tenha via de mão-dupla. Com o relato das representantes do Programa nos regionais, poderemos montar um quadro que mostre a realidade de cada estado, o que permitirá planejar e executar ações conjuntas ou correlatas que incentivem a participação feminina entre as lideranças e também alcancem as profissionais”.

Como projetou o presidente do conselho federal, eng. civ. Joel Krüger, ao recepcionar as participantes da primeira reunião nacional dos comitês gestores regionais, o Programa Mulher poderá contar com dois encontros anuais, já a partir deste ano:

“Com o apoio do plenário, podemos manter um no Encontro de Líderes, realizado no início do ano, e outro durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que este ano acontecerá em outubro, em Goiânia (GO)”.

Krüger também sugeriu pautar os temas do Programa Mulher nas Câmaras Especializadas: “Temos uma grande organização que precisamos potencializar”, disse. “Queremos ouvir, saber o que está sendo realizado em cada Crea, as boas práticas e o diferencial de cada um”, completou, antes de anunciar: “Vamos trabalhar juntos”.

Com atuação pioneira voltada para a política de gênero, o Crea-RJ somou seu relato de atividades aos apresentados pelas demais participantes, as quais apresentaram trabalhos recentes desenvolvidos em 2021.  Em comum, boa parte dos comitês gestores do Programa Mulher pretende mapear a atuação feminina nos estados para expandir ações que alcancem as inspetorias no interior.

Com uma rápida interrupção para a participação da presidente do Crea-DF, eng. civ. Fátima Có, que anunciou a parceria com o Sinduscon-DF num trabalho desenvolvido junto a mulheres que atuam na construção civil, a reunião foi encerrada pela conselheira federal eng. mec. Michele Ramos, integrante do Comitê Gestor do Programa:

“Vamos fazer uma próxima reunião virtual para planejar e direcionar nossas atividades. Precisamos trabalhar alinhados para divulgar o nosso Programa e seus propósitos, além de traçar metas para o ano”, finalizou.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea