Encontro debaterá Sustentabilidade e Turismo no Pantanal

Campo Grande, 13 out 2016 às 18:43

Com objetivo de chamar atenção para importância social e ambiental do bioma Pantanal, o Instituto SOS Pantanal e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul promoverão no dia 15 de outubro de 2016, no Refúgio Ecológico Caiman em Miranda, Mato Grosso do Sul o Encontro: “Futuro do Turismo e Iniciativas à Sustentabilidade do Pantanal”. Considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal em 1988 e Patrimônio natural da Humanidade pela Unesco em 2000, o Pantanal é a maior área úmida alagada do planeta. Nesta região rica em diversidade biológica, social e cultural, conciliar atividades econômicas e promover a conservação da biodiversidade por meio de práticas sustentáveis é um desafio constante.

O Instituto SOS Pantanal tem se preocupado com o contexto atual, que coloca o Bioma Pantanal como a nova fronteira agrícola dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O desmatamento e a instalação de práticas agropecuárias inadequadas podem deixar a região vulnerável. Roberto Klabin, presidente do Instituto SOS Pantanal alerta. “Se a ocupação do uso do solo e a cobertura vegetal da Bacia do Alto Paraguai (BAP) for feita de forma inadequada poderá haver a perda da qualidade ambiental, além de, aos poucos, inviabilizar a nascentes atividades turística na região. Neste contexto a sociedade brasileira pode escolher se quer deixar o Pantanal se descaracterizar em virtude de práticas inadequadas de ocupação do solo, como o desmatamento, por exemplo ou, pode mostrar para as autoridades estaduais e federais que a região mais bonita do mundo pode diversificar a sua economia, investindo em atividades alternativas, como o turismo e a valoração dos serviços ecossistêmicos”, acrescenta o presidente da Instituição.

Felipe Augusto Dias, diretor executivo do Instituto SOS Pantanal acredita que o encontro promoverá o protagonismo da sociedade perante a realidade ambiental e social no Pantanal, a fim de construir uma agenda positiva a favor de políticas públicas voltadas para conservação do bioma. “ O desafio da região Pantaneira está em estabelecer programas integrados de desenvolvimento sustentável de acordo com as suas peculiaridades culturais, relevância ambiental e dinâmica socioeconômicaPortanto, acreditamos que é necessário planejar e implantar as estratégias para reduzir os impactos previstos e aumentar a capacidade de adaptação regional às mudanças climáticas”, afirma o diretor executivo.

Além do encontro entre as autoridades, também estão previstas a realização de atividades culturais como a festa do laço comprido, evento tradicional na região e a exposição de projetos de conservação em fauna e flora que ajudam na conservação e divulgação do bioma. Todas as atividades que tem objetivo de sensibilizar e promover o diálogo para construção de um Pantanal Sustentável.

O que: “Futuro do Turismo e Iniciativas à Sustentabilidade do Pantanal”

Quem:  SOS Pantanal e Governo do estado de MS

Data: 15 de outubro de 2016.

Horário: 08h30

Local: Estancia Ecológica Caiman