Em ação inédita, Crea-MS lança ação de fiscalização intensiva em Ribas do Rio Pardo

Campo Grande, 07 jul 2021 às 17:57

A instalação, em Ribas do Rio Pardo, da nova fábrica de celulose da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, deve impactar a economia do município em vários aspectos, principalmente nos que envolvem atividades relativas aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências.

Em visita à presidente Vânia Mello, no mês de junho, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, solicitou apoio do Conselho no sentido de orientar e fiscalizar as atividades nas áreas da engenharia, agronomia e geociências que estão sendo desenvolvidas na cidade. A ação tem por objetivo ordenar esse crescimento da cidade.

No dia 5 de julho, segunda, em visita ao município, equipe do Conselho, liderada pela presidente Vânia Mello, apresentou ao prefeito e sua equipe técnica, plano de ação fiscalizatória e orientativa que será realizada na cidade já no próximo mês de agosto.

“Nossa equipe desenvolveu um estudo e elaborou um plano de ação que inclui atendimento aos profissionais e também fiscalização a fim de combater o exercício ilegal das atividades da engenharia, agronomia e geociências. Será uma ação inédita e servirá de modelo para outras iniciativas que serão levadas a todo o Estado”, disse a presidente Vânia Mello.

Danieze ressaltou o interesse do município em formalizar um termo de cooperação que possibilitará à população acesso gratuito a projetos de engenharia e a alvarás de construção e assistência técnica de baixo custo para a edificação de moradias populares com até 60 metros quadrados. Com a formalização, caberá ao Conselho a cobrança de taxa especial de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o acompanhamento orientativo e fiscalizador junto aos profissionais que se cadastrarem para atuar no programa.

Janine Gonzalez