Notícias Terça-feira, 8 de junho de 2021

Em ação inédita, Camurb do Crea-MS mapeia condições de acessibilidade em municípios do Estado

Reativada durante a primeira sessão plenária deste ano, a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana (Camurb) do Crea-MS está realizando uma série de ações com o objetivo de coletar dados e informações e também reforçar a importância do cumprimento das legislações acerca da acessibilidade.

Visando subsidiar e nortear os trabalhos da Camurb para o desenvolvimento de uma política orientativa sobre acessibilidade e mobilidade urbana, foram enviados ofícios a 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul, com um questionário que permitirá mapear o cumprimento dos dispostos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – Lei 13.146/2015. O questionário busca também levantar a existência de legislações específicas que disciplina a acessibilidade nos imóveis, parques, transporte público, escolas e hospitais do município.

De acordo com o conselheiro e coordenador da Comissão, eng. civ. Claudio Padim, o documento, além de permitir o diagnóstico acerca das medidas que estão sendo adotadas pelas prefeituras, profissionais responsáveis técnicos, as legislações e recursos aplicados, servirá para “colaborar para que as obras dessas cidades sejam realizadas dentro da temática de acessibilidade, de acordo com as leis”.

Acreditamos que, enquanto Conselho que congrega profissionais da engenharia, agronomia e geociências, acreditamos que promoção da acessibilidade e da mobilidade urbana é um dever  que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social

Além do eng. civ. Seg. trab. Claudio Padim, a Camurb é integrada pelos conselheiros:  engenheiros civis Rodrigo Thomé Baptista, Mauricio Faustino Gonçalves e Ganem Jean Tebcharani; pelo engenheiro mecânico Guilherme Sperandio da Costa e pelo engenheiro civil e de segurança do trabalho Robson Teixeira dos Santos.

Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS