Profissional

Estou estagiando, posso me registrar?

Não, o registro profissional deve ser solicitado somente após a colação de grau.

O Crea-MS oferece vagas de estágios para estudante?

Sim. As contratações são feitas por meio de processos seletivos, que quando iniciados, são divulgados em nosso site, neste link

Quais são as Instituições de ensino e cursos cadastrados no Crea-MS?

O Crea-MS disponibiliza a relação das instituições de ensino e seus respectivos cursos cadastrados neste link 

 

Recém-formado tem desconto para requerer o primeiro registro?

Sim. O Crea-MS concede desconto de 50% na primeira anuidade para os profissionais recém-formados quando a solicitação de registro for feita em até seis meses após a colação de grau.

Já sou um profissional registrado e acabei de concluir outro curso (técnico/nível superior). Como incluir esse novo título?

É necessário acessar o Portal de Serviços Crea Ágil e abrir uma solicitação de “Inclusão de novo Título Profissional”. Será  preciso apresentar diploma, histórico escolar do curso e comprovante de residência.

Para mais informações consultar o manual de procedimentos aqui

 

Me formei em outro estado e quero saber se é possível fazer meu registro no Crea-MS

É possível requerer o registro, contudo será necessário que o Crea-MS consulte o Regional de conclusão do curso para obter informações sobre o cadastramento do curso e da instituição de ensino onde o você realizou sua formação profissional.

 

Não estou atuando na área. Como solicito a interrupção do meu registro?

Para solicitar a interrupção de registro, o profissional não poderá ter débitos (anuidades, notificação, auto de infração ou processos de infração) e não poderá ter nenhuma ART  em aberto.

Após estas confirmações, o profissional deverá acessar o Portal de Serviços Crea Ágil e solicitar a “Interrupção de Registro Profissional”.

Consulte o manual de procedimentos aqui

Meu registro é de outro estado, mas atuo no MS, possuindo visto. Recentemente recebi a anuidade do Crea de origem e de MS. Sou obrigado a pagar as duas anuidades?

O profissional deve quitar a anuidade apenas do Crea da jurisdição onde exerce suas atividades. Caso tenha pago no Crea de origem deverá encaminhar ao Crea-MS a Certidão de Registro de Quitação (CRQ) para atualizar seu cadastro.

Como faço para atualizar meus dados cadastrais, como por exemplo: endereço, telefone e e-mail?

Acesse o Portal de Serviços Crea Ágil, na aba “Cadastro – Atualizar meu cadastro”. Caso tenha dúvidas, é possivel enviar um e-mail para atendimento@crems.org.br; acessar nosso atendimento via chat disponível no site, ou ainda pelo telefone (67) 3368-1000.

Sou profissional registrado em outro Estado e quero atuar em Mato Grosso do Sul. O que eu preciso fazer?

Você deverá requerer visto profissional e apresentar a certidão de registro e quitação expedida pelo Crea de origem, atualizada.
Para mais informações, consulte o manual de procedimento clicando aqui

Sou profissional registrado no Crea-MS e gostaria de saber sobre descontos em planos de saúde

Planos de saúde são oferecidos pela Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MS, a Mútua. Contato devem ser feitos pelos telefones (67) 3356-2032, 3356-1251 e 0800 61 0003

Não estou atuando na área. Como solicito a interrupção do meu registro?

Para solicitar a Interrupção de Registro o profissional não poderá ter débitos (anuidades, notificação, auto de infração ou processos de infração) e não poderá ter nenhuma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica em aberto.
Após estas conformações, é preciso enviar a solicitação de Interrupção de Registro Profissional por meio do Portal de Serviços Crea Agil
Para mais informações, consulte o manual de procedimento clicando aqui

Sou Engenheiro e conclui a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Como incluo esse título?

Para isto, será necessário abrir uma solicitação de Inclusão de novo Título Profissional, no Portal de Serviços  Crea Ágil. Lembramos que será preciso apresentar diploma, histórico escolar do curso e o comprovante de residência atualizado.
Para mais informações, consulte o manual de procedimentos aqui

Sou Técnico em Segurança do Trabalho. Preciso me registar no Crea-MS?

O registro é facultativo aos Técnicos de Segurança do Trabalho, porém o registro no Crea é importante para obter o Acervo Técnico Profissional. Para exercer a profissão, os Técnicos de Segurança do Trabalho devem obrigatoriamente ter registro no Ministério do Trabalho.

Qual o salário mínimo para um Técnico?

Não existe legislação que regulamente o salário mínimo profissional para técnicos.

Qual o salário mínimo para um Engenheiro?

Na Lei Federal n.º 4950-A/1966 não existe distinção de Engenheiros experientes, recém- formado ou trainee, apenas diz que o salário mínimo profissional é:
Para uma carga horária de 4 a 6 horas diárias: 6 salários mínimos vigentes no país/mês;
Para uma carga horária de 8 horas diárias: 9 salários mínimos vigentes no país/mês.

Para mais detalhes, consulte o Sindicato de sua categoria.

Não recebo o salário mínimo profissional, tenho direito a desconto na anuidade?

Não. A resolução n.º 528/2011 que fixou o valor da anuidade do Sistema Confea/Crea, não prevê desconto.

Como posso consultar as normas da ABNT?

O Crea-MS disponibiliza em sua sede, na Capital, nos computadores de seu atendimento a consulta das normas da ABNT para os profissionais do Sistema Confea/Creas.

Sou profissional do sistema Confea/Crea e quero adquirir uma norma da ABNT. Como devo proceder?

Será preciso acessar o link  para adquirir as normas da ABNT.
Os profissionais com registro regular no sistema Confea/Crea tem desconto de 50% na compra de uma norma da ABNT e caso o profissional seja associado à Mútua, o desconto será de 60%.

Esqueci a senha do portal de serviços, como recupero?

Acesse no portal de serviços, logo abaixo de CPF e Senha, clique em “Esqueci a senha”. Após, insira o código de verificação de segurança e seu CPF e clique em recuperar senha.
Para mais informações, consulte o manual de procedimento aqui

Voltar