Dia do Engenheiro Ambiental: “Profissional é essencial para garantir às atuais e futuras gerações o acesso ao meio ambiente equilibrado e saudável”, diz conselheiro

Campo Grande, 31 jan 2019 às 20:51

O dia 31 de janeiro é dedicado a homenagear os engenheiros ambientais. A data marca a conclusão do curso, em 1997, pela primeira turma de Engenheiros Ambientais do país, da Universidade Federal do Tocantins. Em 2000, a resolução 447 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) normatizou o registro profissional do engenheiro ambiental e discriminou suas atividades profissionais. O Crea de Mato Grosso do Sul possui em seus registros 350 engenheiros ambientais.

O engenheiro ambiental Vinícius Ribeiro é da turma de 2006 do curso oferecido pela Universidade Federal de MS (UFMS). Mestre e doutor em saneamento ambiental e recursos hídricos, ele é professor da Universidade Estadual de MS (UEMS), câmpus de Dourados, e também conselheiro do Crea-MS. “O engenheiro ambiental é o principal agente promotor do desenvolvimento sustentável, ao garantir uma relação equilibrada entre os homens e as suas atividades econômicas e o meio ambiente, que é principal provedor dos nossos recursos naturais”, afirmou.

De acordo com ele, o mercado de trabalho é bastante promissor, principalmente na auditoria e gestão ambiental de empresas, em consultorias de avaliação de impacto ambiental, auditoria e gestão ambiental estratégica, assessoria empresarial e até de condicionantes de licença e mitigação de impactos ambientais. “Norte e nordeste são as regiões mais carentes por este tipo de profissional, acompanhadas da região centro-oeste também. A saturação está concentrada nas regiões sul e sudeste, até mesmo pela concentração de cursos nas localidades”, avalia.

O conselheiro gravou um vídeo parabenizando os colegas pelo dia. Em sua declação, ele afirma: “ele é o profissional é essencial para garantir às atuais e futuras gerações o acesso ao meio ambiente equilibrado e saudável”, disse.

Confira aqui o vídeo do Eng. Amb. Vinícius Ribeiro
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=LjedxryY78Y” width=”380″ height=”280″]