Dia do Engenheiro Agrícola é comemorado em 27 de outubro

Campo Grande, 27 out 2017 às 17:56

Pioneiro no país, o Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas foi criado em 27 de outubro de 1972 e reconhecido pelo Ministério da Educação e da Cultura em 2 de fevereiro de 1978, sendo oficializado através do Decreto Presidencial no 81.295/78.

Sua criação resultou dos estudos iniciados em 1970 pela Universidade Federal de Pelotas, contando com o apoio do Instituto Interamericano de Ciências Agrárias (IICA), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Embora a primeira turma de alunos tenha iniciado seus estudos em março de 1973, o currículo mínimo para cursos de graduação em Engenharia Agrícola só foi fixado pelo Conselho Federal de Educação em agosto de 1974, através de sua Resolução no 31. Neste mesmo ano, o Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas elaborou seu primeiro currículo pleno.

A partir de então, tendo uma visão mais clara das necessidades do mercado de trabalho e considerando as atribuições profissionais do Engenheiro Agrícola, modificações curriculares têm sido introduzidas periodicamente.dia eng agricola

Desde o ano de 1977, quando aconteceu a solenidade de graduação da primeira turma de Engenheiros Agrícolas do Brasil, até a presente data, a Faculdade de Engenharia Agrícola formou mais de 450 profissionais, que hoje atuam por todo o Brasil e mesmo no Exterior.

Assim, em homenagem à data de criação do primeiro curso de Engenharia Agrícola no País, o Dia do Engenheiro Agrícola é comemorado nacionalmente em 27 de outubro.

Fonte: Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas