Notícias

Creas recebem diretrizes sobre o CNP

Campo Grande, 28 fev 2019 às 20:45

No dia 20 de fevereiro, ofícios enviados aos 27 Creas pontuaram orientações e critérios de aporte financeiro para a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais. Entre as medidas imediatas, os Creas já podem criar comissões organizadoras regionais (COR) do Congresso Estadual de Profissionais (CEP), de maneira a garantir a participação paritária das entidades regionais e, posteriormente, criar a Comissão Organizadora Estadual (COE). São as CORs que organizam o processo de eleição dos delegados estaduais que participarão do 10º CNP, a ser realizado nos dias 20 e 21 de setembro, paralelamente à 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Palmas.

Os Creas também podem dar início aos eventos preparatórios* para o CEP em entidades e inspetorias, a fim de mobilizar os profissionais do estado e ampliar a participação desses no processo de debate democrático a respeito de propostas para o desenvolvimento nacional. Os Regionais interessados em receber apoio financeiro para realização do Congresso Estadual devem enviar ao Confea, até 22 de abril, plano de trabalho com programação do CEP, planejamento dos eventos precursores e orçamento detalhado.

*Para fins de prestação de contas, uma reunião preparatória é classificada como evento precursor quando tiver, no mínimo, vinte participantes.

10cnp_infografico

Fruto de tratativas do Grupo Técnico de Trabalho para apoio à Comissão Organizadora do 10º Congresso Nacional de Profissionais – CON10CNP, as recomendações foram aprovadas pelo plenário do Confea em 13 de fevereiro. Veja a íntegra da Decisão Plenária e das recomendações. Instituído em 11 de janeiro, o grupo técnico é coordenado pelo chefe de Gabinete do Confea, Luiz Antônio Rossafa, e composto pelo conselheiro federal Zerisson de Oliveira Neto e por funcionários do Confea representantes das áreas técnica, estratégica, administrativa e jurídica.
Entre outras providências, o grupo trabalha, agora, na composição dos textos referenciais que guiarão o trabalho dos profissionais participantes dos congressos. Por ora, o integrante do grupo representando o Gabinete da Presidência, Renato Muzzolon Júnior, recomenda a leitura do documento “O Sistema Confea/Crea e o Desenvolvimento Nacional”, apresentado pelo ex-vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) Darc Costa durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea. “Esse conteúdo está diretamente ligado ao tema central do CNP: Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, ressalta Muzzolon.

Ainda seguindo as recomendações enviadas aos Creas na semana passada, e com intuito de facilitar a integração dos trabalhos das comissões regionais com a Comissão Organizadora Nacional (CON10CNP), o desdobramento dos trabalhos deve se dar com base nos seguintes eixos temáticos:


Equipe de Comunicação do Confea