Notícias

Crea-MS recebe reunião de coordenadores de Comissão de Ética de todo o país

Campo Grande, 15 ago 2019 às 21:56

O Crea-MS sediou, de 12 a 14 de agosto, a 3º reunião ordinária da Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética (CNCE) dos Creas. As Comissões de Ética Profissional, além de analisar as infrações ao Código de Ética, têm o papel de instruir processos de infração ao Código, ouvindo testemunhas e partes, e realizar diligências necessárias para apurar os fatos.

Conheça o Código de Ética Profissional

O presidente do Crea-MS, eng. agr. Dirson Freitag, deu as boas-vindas e ressaltou o trabalho que desenvolvido pela Comissão de Ética nos últimos cinco anos. “O Crea-MS tem realizado importantes ações e eventos e, para nós, o coroamento desse trabalho é trazer mais uma reunião da coordenadoria nacional a Mato Grosso do Sul”, disse parabenizando o empenho do coordenador da Comissão de Ética do Crea-MS, eng. agr. Marcelo Bexiga. DSC_0602

Confira a cobertura fotográfica do evento

A coordenadora da CNCE, eng. Flávia Roxim, explicou que as Comissões de Ética instruem os processos que recebem das Câmaras Especializadas. “Fazemos uma análise referente à conduta dos profissionais no mercado de trabalho. O papel do Crea-MS é defender a sociedade, impedir que ela seja prejudicada.

A coordenadora elogiou ainda a iniciativa de muitos Creas de promoverem palestras em instituições de ensino, aproximando os acadêmicos do Sistema e também do Código de Ética profissional. “A reunião foi extremamente produtiva, tivemos inclusão de propostas que não estavam pautadas. É necessário que a gente tenha muito apoio dos presidentes Sistema para que consigamos realizar um bom trabalho em defesa da sociedade contra os maus profissionais”, pontuou.

No último dia do encontro, a engenheira agrônoma e ex-conselheira do Crea-MS, Juliana de Mendonça Casadei, falou aos participantes sobre o código de ética e questões relativas à instrução de processos. A engenheira é autora do livro “Manual de Ética Profissional – análise ao Código Ética e Regulamento do processo ético-disciplinar do Sistema Confea/Crea”, da editora Majupá.

Janine Gonzalez
Setor de Comunicação do Crea-MS