Crea-MS recebe iluminação verde em referência à segurança e saúde no trabalho

Campo Grande, 28 abr 2022 às 21:43

Neste mês, em referência ao Abril Verde, o Crea-MS estará iluminado de verde em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído no Brasil pela Lei 11.121/2005, ambos no dia 28 de abril.

O Abril Verde se tornou um movimento para marcar ações com o objetivo de prevenir, alertar e reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe. “O mês é ideal para refletirmos a respeito dos cuidados com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores”, diz o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do Crea-MS e presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Asmest), eng. civ. Seg. Trab. Robson Teixeira.

A profissão de engenheiro de segurança do trabalho tornou-se oficial em 1985, com a publicação da Lei 7410. Para regulamentar o exercício profissional, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) editou, em 1991, a Resolução 359, contendo informações sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Em Mato Grosso do Sul, o Crea atualmente registra 675 profissionais com esta especialização.

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, a cada 49 segundos ocorre um acidente de trabalho no Brasil, país que ocupa o 4º lugar mundial no ranking de acidentes laborais.

A ocorrência de acidentes de trabalho gera grande impacto social e econômico, principalmente na ocorrência de óbito. No Brasil, a implantação, a partir de 1996, do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e o acréscimo do campo “acidente de trabalho” nas declarações de óbito (DO) ajudaram a reduzir a subnotificação no país.