Crea-MS recebe iluminação em alusão ao Outubro Rosa

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O Crea-MS está desenvolvendo inúmeras ações visando alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o o tipo que mais acomete e mata mulheres em todo o mundo.

O prédio do Conselho, em Campo Grande, ganhou iluminação rosa; os empregados estão usando o laço rosa – símbolo da campanha – em seus crachás e foi distribuído um boletim com informações sobre prevenção e cuidados

O câncer de mama

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Com informações do Inca