Crea-MS é parceiro da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS

Campo Grande, 24 out 2016 às 20:36

Com o tema “Ciência alimentando o Brasil”, o Instituto Federal de Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) promoveu de 17 a 22 de outubro na Capital e em outros nove campi mais uma edição da Semana de Ciência e Tecnologia, que contou com palestras e com a Feira de Ciência e Tecnologia, realizada no Shopping Bosque dos Ipês.  O evento contou com o apoio do Crea-MS, que participou da Feira com um stand.

A programação contou com minicursos, palestras, oficinas, rodas de conversa, e workshops, além de mostra de cursos e os observatórios de Ingressantes de Profissões e de Egressos. Todas gratuitas e algumas abertas ao público externo.

Na capital, a cerimônia de abertura contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, representando o reitor Luiz Simão Staszczak. Também estiveram presentes os diretores do Campus Campo Grande, demais pró-reitores, o assessor da presidência do Crea-MS, Renê Ruggeri, e ainda representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O presidente do Crea-MS, eng. agr. Dirson Freitag, acompanhou os trabalhos expostos pelos alunos dos cursos técnicos de Mecânica e de Eletrotécnica, expostos na Feira.

Um dos principais momentos da Semana foram as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS. Neste ano, foram expostos 658 trabalhos nos dez municípios, número recorde de selecionados. Participaram estudantes de escolas privadas e públicas de Campo Grande, como parte da etapa municipal. Segundo o diretor de pesquisa, extensão e relações institucionais do IFMS, professor Dejahyr Junior, as feiras científicas têm caráter de competição, como forma de incentivo para que os estudantes avancem para as etapas estadual, nacional e até internacional. “Contemplamos todas as áreas de conhecimento, criando possibilidades que crianças e adolescentes se envolvam com a pesquisa”, afirmou.

Meteorologia foi o tema escolhido pela estudante Naomi Barbosa, 15 anos, que apresentou um trabalho com sugestões de inclusão do tema nas salas de aula. A pesquisa é resultado de um levantamento que a estudante fez sobre o interesse de alunos e professores da própria escola em dados meteorológicos. “É a ciência mais utilizada pelo ser humano e a mais menosprezada”, defendeu Naomi ao justificar o tema do trabalho. A estudante cursa o primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís e participa da oficina da meteorologia do colégio. Sobre a profissão que escolheu para o futuro, Naomi já tem certeza: vai cursar Meteorologia na Universidade Federal de Santa Catarina. As sugestões de aula estão registradas no blog WWW.abcdotempo.blogspot.com.

Já os estudantes do Ensino Médio do Colégio Atenas, Igor Dameão, Leonardo Gimens e Lucas Camargo, apresentaram um trabalho que alia a prática de esportes à geração de energia limpa com a bicicleta que é capaz de carregar a bateria do celular ao ser pedalada. O trabalho teve orientação dos professores William Nunes e Hugon Borher.

O gerente do Departamento de Relações Institucionais, eng. eletricista Árinson Menezes, participou do encerramento do evento no sábado, dia 22, oportunidade em que foram premiados os alunos com os melhores trabalhos.

Stand do Crea-MS

Naomi Barbosa apresentou trabalho sobre meteorologia

Projeto desenvolveu mecanismo de geração de energia limpa ao pedalar

Estudantes desenvolveram mecanismo de geração de energia limpa ao pedalar