Notícias

Conheça os requisitos da ABNT para fabricação de ventilador pulmonar

Campo Grande, 11 maio 2020 às 21:12

Profissionais da Engenharia que atuam no segmento de ventilação mecânica podem acompanhar ao vivo pelo Facebook, nesta terça-feira (12/5), informações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acerca dos critérios aplicáveis à segurança e ao desempenho para projeto e fabricação de ventiladores pulmonares, que têm sido fundamentais para tratamento de contaminados por coronavírus.

Programe-se:
12/5, 10h (horário de Brasília) – Live no Facebook da ABNT com o tema “Prática recomendada ABNT PR 1003 – ventiladores pulmonares para cuidados críticos: requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto e fabricação”

A live é um desdobramento da Prática Recomendada ABNT PR 1003, documento que reúne conhecimentos de especialistas para que o setor de saúde receba equipamentos eficientes, já que, entre os sintomas mais graves da covid-19, os pacientes apresentam problemas respiratórios e podem necessitar do auxílio de ventilação mecânica, por meio de terapia respiratória adequada.

A demanda por ventiladores pulmonares aumentou expressivamente no mundo, e os fabricantes estão com dificuldades para atendê-la, pois enfrentam problemas no abastecimento de partes e peças para suprir a produção e montagem dos equipamentos.

Na Prática Recomendada, a ABNT estabelece os requisitos mínimos de segurança e desempenho e a classificação de ventiladores mecânicos, incluindo indicações de uso e limitações, além de abordar as normas internacionais aplicáveis e apresentar alguns requisitos regulatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para acessar e ler a Prática Recomendada ABNT PR 1003, clique aqui.

Normas técnicas gratuitas
Outra iniciativa recente da ABNT, no sentido de contribuir na mitigação dos efeitos nocivos causados pelo coronavírus, foi a disponibilização gratuita de normas técnicas relacionadas à fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para serviços de saúde durante esta pandemia, além de normativos relacionados a ventiladores pulmonares. Ao todo são 32 normas técnicas gratuitas que podem ser visualizadas integralmente e impressas diretamente da Loja Virtual ABNT, no ABNTCatálogo (www.abntcatalogo.com.br).

O presidente da ABNT, Mario William Esper, explica que a intenção é orientar fabricantes, importadores e clientes dos equipamentos necessários ao enfrentamento desse momento crítico na área da saúde. O atendimento aos requisitos estabelecidos nas normas técnicas, como destaca Esper, resultará na qualidade do material em questão. “Mais que nunca, precisamos do intercâmbio de conhecimentos para preservar vidas. Infelizmente, é na época de crise que se percebe a necessidade e a importância da utilização das normas técnicas, pois sem elas não existe um padrão mínimo de qualidade e segurança”, ressalta o engenheiro civil.

Confira a lista completa das normas gratuitas

Benefícios
Conheça também as vantagens para profissionais do Sistema Confea/Crea oferecidas pelo convênio firmado entre o Conselho e a ABNT.

Pesquisa e edição: Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da ABNT