Notícias Terça-feira, 8 de junho de 2021

Comissão Eleitoral Regional emite nota de esclarecimento sobre as eleições 2020

Os integrantes da Comissão Regional Eleitoral (CER) do Crea-MS manifestaram-se, por meio de nota de esclarecimento, sobre a não concordância de realização das eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua agendadas para 15 de julho. A iniciativa deve-se à preocupação com o crescente número de contágios pelo novo coronavírus em Mato Grosso do Sul.

A nota relata que a Comissão deliberou, durante reunião realizada no dia 1º de julho, por solicitar à Comissão Eleitoral Federal (CEF) do Confea, o adiamento das eleições para um prazo não inferior a 60 dias ou então, a realização do pleito por meio eletrônico.

A CER informa que não possui competência para elaborar, definir e aprovar regulamentos eleitorais, desta forma, não possui atribuição para alterar ou prorrogar a data das eleições, sendo esta competência apenas da CEF.

O documento ressalta ainda que, caso a CEF mantenha a data da eleição para 15 de julho, serão adotadas todas as medidas de segurança exigidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), vigilância sanitária e ainda por decretos estaduais e municipais que a CER julgar necessário para assegurar a participação e o direito ao voto de todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Clique aqui para ler a nota de esclarecimento

Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS