Comemora-se hoje o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável

Campo Grande, 04 mar 2021 às 16:42

O dia 4 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável.

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou a importância de a engenharia andar em consonância com o desenvolvimento sustentável. “A nós, engenheiros, foi dada a missão de conciliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente, tendo como foco e prioridade o interesse humano, sempre com uma visão sistêmica, zelando pelos recursos naturais para as atuais e futuras gerações, além da reinvenção constante das práticas de engenharia para esse fim”, disse Kruger.

Neste ano de 2021, a data será comemorada – virtualmente – com um ciclo de conferências, a ser realizado de 4 a 6 de março, em que cada país participante vai eleger um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para compartilhar a experiência do país. Dessa forma, o conselheiro eng. eletric. Daniel Oliveira Sobrinho, no dia 5, vai apresentar as “Ações do Sistema Confea/Crea e Mútua em apoio à energia solar no Brasil”. O tema está contemplado no Objetivo 7 – Energia Limpa e Acessível, que assegura até 2030 o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, assim como o aumento substancial da participação de energias renováveis na matriz energética global.

Sobre a data
O dia 4 de março foi definido como Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável por corresponder à data de criação da WFEO (World Federation of Engineering Organizations/Federação Mundial das Organizações de Engenharia). A WFEO representa mais de 30 milhões de engenheiros de 100 países, tem sede em Paris e foi criada há 51 anos.  A decisão foi aprovada durante a 40ª sessão da Conferência Geral da Unesco, realizada em Paris, de 12 a 27 de novembro de 2019.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea