Notícias Terça-feira, 8 de junho de 2021

Com 50 anos, AEACG consolida-se como importante ponto de encontro de profissionais

É impossível passar pelo bairro Vilas Boas, em Campo Grande, e não ser surpreendido pela área de 20 mil metros quadrados, cercada por um extenso muro branco. O espaço, uma doação do poder público, abriga a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande (AEACG).

Veja as fotografias

Lá dentro, um verdadeiro espaço que proporciona além da prática esportiva, recreação, integração e congraçamento: um salão de festas para 200 pessoas, três quadras de tênis, duas quadras de pádel, piscina semiolímpica, piscina infantil, piscina de biribol, bar, churrasqueira, playground, duas quadras de areia e campo de futebol suíço.futebol

Criada em 5 de março de 1969, a Associação está localizada num terreno doado pelo poder público na época em que o Vilas Boas, tradicional bairro da Capital, acabara de ser loteado. Com 50 anos completados em 2019, a AEACG é considerada entidade precursora no Estado, ou seja, é a primeira entidade de representação profissional criada em Mato Grosso do Sul.

Palco de torneios esportivos e de encontros festivos, a entidade já contou com 31 presidentes, entre eles importantes nomes da história da engenharia e da arquitetura do Estado, como o arq. Jurandir Santana Nogueira e os engenheiros Euclydes de Oliveira, Marcelo Muniz da Silva, Frederico Valente, Carlos Liberato Portugal, José Francisco de Lima, Marco Antônio Maymone e Armando de Freitas.

De acordo com os engenheiros Carlos Portugal e José Francisco de Lima, na época em que a Associação era presidida por Euclydes de Oliveira, período entre 1978 e 1980, houve um grande movimento para edificar a sede, cujas obras tiveram início com o salão de festas. “O projeto foi do arq. Jurandir Nogueira, cálculo do escritório Etelo e execução do eng. Ricardo Siufi. As obras foram custeadas por doações e até mesmo um bingo foi realizado para arrecadar fundos”, contou Portugal.

Ainda segundo ele, o campo de futebol foi esforço do Frederico Valente; a piscina do Marco Maymone e as quadras de tênis do José Francisco. “Cada presidente é responsável por uma parte do que é hoje a associação”, ressaltou Portugal lembrando que as partidas de futebol sempre foram a marca da AEACG.

Desde 2017, a Associação é presidida pelo eng. civ. Marlon Tony Brandt, neste período a associação conseguiu regularizar sua situação fiscal e trabalhista, alterou o estatuto, adequando-o ao Novo Código Civil. “Iniciamos um processo de modernização da sede, com a iluminação das quadras de tênis com das lâmpadas de LED e transformamos a quadra de piso em quadra de areia para prática de vôlei, beach tennis e beach soccer”, ressalta Brandt.

O atual presidente ressalta ainda que estão em fase de conclusão os projetos de reforma do parque infantil e vestiários e destaca que está sendo possível a realização de vários cursos práticos com profissionais da área da cidade. “A AEACG tem resgatado sua história e sua representatividade. Hoje possuímos assento no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e ampliamos de 1 para 5 o número de conselheiros titulares no plenário do Crea-MS”, pontuou.

“É desta foram que buscamos valorizar a engenharia; contribuindo com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e promovendo atividades técnicas, culturais e esportivas visando ao congraçamento entre profissionais e seus familiares”, finalizou Marlon Brandt.

A AEACG está localizada na Rua Cel. Porto Carrero, 816, Vilas Boas. Para associar-se basta dirigir-se à associação ou  preencher o formulário disponível no site www.aeacgms.org.br

Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS