Notícias

Centenário do engenheiro Ernesto Vargas

Campo Grande, 18 set 2018 às 18:40

É indiscutível o importante papel dos engenheiros na construção do nosso Estado. Comemora-se, no dia 8 de setembro de 2018, o centenário de nascimento do Engenheiro Ernesto Vargas Baptista, um dos muitos profissionais que contribuíram efetivamente para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e, assim como tantas outras pessoas de grande valor, quase caiu no anonimato.

Diferentemente dos dias atuais, quando a engenharia civil está pautada nas exigências requeridas pelo mundo globalizado, com áreas específicas de atuação, antigamente formavam-se engenheiros generalistas, os quais, inicialmente, entravam no mercado de trabalho aplicando seus conhecimentos como autônomos ou de forma interligada às políticas de governo. Dos engenheiros, esperava-se uma formação pautada em princípios éticos, competência, habilidade e conhecimentos técnicos para o desempenho de suas funções, bem como a consciência da importância do seu papel profissional para a sociedade.

Com a simplicidade e generosidade própria dos homens de valor desde sempre, esse filho de Ataliba Viriato Baptista e Evangelina Vargas Baptista, gaúchos de famílias pioneiras da colonização do sul do então Mato Grosso, nascido na Fazenda Issaú, no município de Ponta Porã, após concluir o Ensino Fundamental no estado em que nasceu, foi estudar no Rio de Janeiro e depois na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, onde obteve sólida e multidisciplinar formação acadêmica, graduando-se engenheiro agrimensor, em 1943, e engenheiro civil, em 1946.

Desenvolveu não só atividades técnicas de engenharia como também políticas, tendo sido, entre outras funções, prefeito de Amambai e secretário de Obras do Estado de Mato Grosso. Autor de muitos projetos integrantes de seu vasto currículo, sua atuação se destaca na área da engenharia rodoviária, ramo crucial na época de seu apogeu profissional, deixando um legado de grande contribuição para o desenvolvimento do nosso estado.

Na celebração do seu centenário, o lançamento da biografia do engenheiro Ernesto Vargas, escrita por Vera Tylde de Castro Pinto e editada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, permitirá o conhecimento de suas obras e realizações, no estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, oportunidade para que a geração atual o conheça e, também, para emular os novos engenheiros a considerarem a ética profissional e a agirem conforme os princípios e valores dela emanados.

Com o merecido reconhecimento ao profissional engenheiro Ernesto, com quem tive o privilégio de trabalhar no início da minha carreira, presto também homenagem a todos aqueles que, como ele, atuaram com pioneirismo, coragem e competência, aplicando os seus conhecimentos na construção do Estado de Mato Grosso do Sul. Feliz a terra que tem entre seus filhos pessoas do quilate de Ernesto Vargas, homem que soube honrar sua família, seus conterrâneos e sua profissão.

Sueli Santos Teixeira – Associada efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul
Artigo originalmente publicado no Jornal Correio do Estado