Campanha de comunicação irá destacar fiscalização no interior do país

Campo Grande, 26 jul 2022 às 19:59

Fiscalização no interior do Brasil, Agronomia sustentável e 77ª Soea presencial são alguns dos temas que o Confea irá apresentar à sociedade até dezembro próximo. O planejamento das ações foi aprovado nesta segunda-feira (18/7) pelo Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) da autarquia.

A campanha de fiscalização nos municípios brasileiros irá reforçar a disseminação de informações em novas praças sobre o trabalho desenvolvido pelo Sistema Confea/Crea em fiscalizar obras e serviços das profissões regulamentadas. De acordo com o plano elaborado, as peças serão propagadas em mídia exterior e interior e na internet.

O projeto especial Agronomia Sustentável – uma parceria entre o Canal Rural e Confea/Crea – chega à sua quarta temporada, ressaltando a pluralidade de atuações e a relevância dos profissionais ligados ao Sistema. Além da sustentabilidade, os episódios irão abordar pautas atuais, como liderança feminina, força jovem e mobilidade. O projeto contará com estratégia multiplataforma de produção e distribuição de conteúdo, acessando a audiência de forma presencial, digital e televisiva. Ao todo, serão dez as etapas que irão retratar importantes localidades brasileiras: Brasília e as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Seminários, transmissões pelas redes sociais e repercussão em telejornal complementam a ação.

As propostas foram consideradas excelentes pela presidente do Crea-MS e representante do Colégio de Presidentes (CP) no CCM, eng. agrim. Vânia de Mello. “Estamos direcionando as ações conforme o dia a dia do profissional, para que ele se familiarize com as atividades do Sistema e se sinta parte dele”, comentou a engenheira autointitulada defensora das ações de comunicação como alternativa para se aproximar dos profissionais.

Presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia de Mello

Outro entusiasta da comunicação, o eng. civ. Francisco Ladaga, representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), reitera a importância de levar informações sobre o Confea e os Creas ao público. “Temos trabalhado sempre em novas ideias e buscado novas alternativas de divulgação, para fortalecer as propostas de comunicação”, afirmou o engenheiro formado há 45 anos que milita no Sistema junto à Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc).

Eng. civ. Francisco Ladaga, representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden)

Soea e datas comemorativas
A retomada do formato presencial do principal evento da Engenharia, Agronomia e Geociências – a 77ª Soea, prevista para outubro, em Goiânia (GO) – será anunciada em TV aberta, anúncio de jornal, mídia aeroportuária e exterior, rádio e internet. Para repetir o sucesso de participantes do ano passado, também será divulgada a transmissão ao vivo da Semana Oficial. A ideia é permitir que participantes dos quatro cantos do país acompanhem e discutam a importância da Engenharia para o desenvolvimento nacional.

Estão previstas ainda duas grandes campanhas de mídia em outubro e dezembro, respectivamente, contemplando os grupos Agronomia e Engenharia. Podcast, TV Confea e postagem em redes sociais também estão listadas no plano de divulgação, que foi encaminhado para deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e do plenário do Confea

Realizado no plenário federal, o terceiro encontro do CCM foi conduzido pelo presidente em exercício do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta, e teve participação presencial do eng. civ. Gilson de Carvalho Queiroz Filho, representante do Plenário do Confea; eng. eletric. Evânio Nicoleit, representante da Cais; eng. agrim. Vânia de Mello, presidente do Crea-MS e representante do CP; eng. civ. Francisco Ladaga, representante do Cden; bel. Renato Barros, superintendente de Estratégia e Gestão do Confea; jorn. Felipe Pasqualini, gerente de Comunicação da instituição; Vinicius Firmino (Crea-AL), jornalista convidado da área de Marketing; e a public. Silvia Girardi, apoio do CCM. Virtualmente participaram o eng. agr. Jorge da Silva Júnior, representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas; eng. agr. Francisco Almeida, presidente da Mútua; e Lucas Aron Nogas (Crea-PR), jornalista convidado da área de Comunicação. A próxima reunião está marcada para 14 de setembro, em Brasília (DF).

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea