Notícias

Ano do Jubileu de Rubi da Mútua é marcado por grandes avanços e conquistas

Campo Grande, 07 dez 2017 às 18:44

Quatro décadas proporcionando qualidade de vida e desenvolvimento aos profissionais que se dedicam ao crescimento do país e levam melhorias à sociedade. Se é possível resumir o papel da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea nos quarenta anos de sua existência, essa frase seria uma das mais adequadas. Neste 7 de dezembro, a Mútua comemora seu Jubileu de Rubi e compartilha com os profissionais de todo o país as conquistas e avanços alcançados.

Não é difícil falar da Mútua, pois uma Instituição que tem em sua essência o mutualismo, só pode nos remeter a sentimentos positivos. Como não sentir orgulho de uma Instituição ao ouvir um profissional referindo-se a ela como a que deu ‘a chance de concretizar um sonho’, por meio de um tratamento de fertilização in vittro, custeado com recursos do benefício Garante Saúde, que possibilitou o nascimento de seus filhos gêmeos? O maior reconhecimento que a Instituição e todos aqueles que fazem parte de seu dia a dia – diretores, colaboradores, associados e lideranças do Sistema – podem ter do trabalho da Mútua são as inúmeras histórias de projetos concretizados e sonhos realizados.

São muitos os depoimentos de mutualistas, nesse grande Brasil, sobre o papel e a importância da Mútua em suas vidas. Muitos produtos e projetos desenvolvidos; famílias constituídas com o apoio da Mútua; profissionais recém-formados auxiliados; milhares de sonhos realizados; e, talvez, o que mais representa a materialização da essência mutualista, o amparo a muitos profissionais em situação de vulnerabilidade.

Diante de tudo isso, a Instituição promoveu – desde dezembro de 2016 -, em uma contagem regressiva, ações em alusão ao seu Jubileu de Rubi. Tudo começou com a I Corrida e Caminhada do Engenheiro, em 11 de dezembro de 2016, em Brasília (DF), que contou com participantes de todo o Brasil, e do lançamento do Selo e do Carimbo dos Correios, comemorativos dos 40 Anos da Mútua, também em dezembro de 2016.
“Agradeço a todos nesse momento de alegria e confraternização. É notório o quanto a Mútua cresceu nestes 40 anos e esse crescimento é mérito de cada um de vocês, colaboradores, que vestem a camisa e dão o seu melhor dia após dia para o fortalecimento dessa família que é a Mútua. É mérito, também, de nossos associados, que acreditam em nosso trabalho e por quem lutamos para buscar sempre o melhor”, declarou o presidente da Mútua, Paulo Roberto de Queiroz Guimarães.

Avanços e conquistas
Projetos importantes entraram na pauta de prioridades e, aos poucos, estão sendo implantados. É o caso Programa de Inclusão da Mútua (PIM), que se destina a apoiar os associados e seus familiares com deficiência física ou intelectual, prestando benefícios e facilitando o acesso a equipamentos e financiamentos de tratamentos de saúde. Em 2017 tivemos o primeiro associado atendido pelo Programa e, aos poucos, novas parcerias estão sendo firmadas no âmbito da proposta.

Dois importantes projetos na área de educação também avançaram neste ano, como a criação da Universidade Mútua para atender profissionais da área tecnológica associados e colaboradores do Sistema e o projeto para a implantação do programa de Bolsas de Estudo, que oferecerá auxílios aos filhos de profissionais e estudantes carentes para a graduação em cursos reconhecidos pelo Sistema.

Parcerias importantes foram firmadas em 2017, proporcionando a possibilidade de os associados ampliarem suas coberturas de pecúlio por morte e invalidez, com valores bastante atrativos, além da renovação da parceria com a Associação Nacional de Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para a realização do Prêmio de Inovação e Empreendedorismo 2017. Neste ano, a Mútua também promoveu a segunda edição do Mútua Premia, que reconhece projetos de associados nas áreas da inovação, empreendedorismo e energia renovável.

Por meio de chamada pública, a Mútua credenciou novas administradoras de planos de saúde para atender de forma mais adequadas às necessidades dos associados em cada estado. Algo muito importante, a aproximação com os estudantes da área tecnológica, também esteve entre as preocupações da Mútua no período. A Caixa de Assistência tem estreitado, cada vez mais, a relação com o CreaJr em ações planejadas para sensibilizar os estudantes sobre o papel da Mútua e do Sistema como um todo.

Foram iniciadas tratativas com a Agência Nacional de Águas (ANA) para uma participação efetiva e de destaque do Sistema Confea/Crea e Mútua no 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em março de 2018, em Brasília (DF), o mais importante evento mundial sobre o tema. A Mútua também comemora seus 40 anos levando conhecimento e qualificação aos profissionais. Eventos alusivos ao Jubileu de Rubi foram promovidos em diversos estados, com a realização de palestras, workshops e painéis sobre assuntos ligados ao universo profissional dos mutualistas e às atividades da Mútua. Homenagens a lideranças e profissionais também integraram a programação dos eventos regionais.
A conquista de mais uma certificação ABNT NBR IS0 9001 também foi destaque. Desde outubro, a Mútua está certificada com a norma mais atual em vigência, a ISO 9001 versão 2015. Isso significa que a Mútua está comprometida em atribuir melhorias contínuas no fornecimento dos produtos e serviços aos profissionais associados.

Crescimento e consolidação
Com a campanha especial de 40 Anos, em que novos associados pagaram apenas R$40 de inscrição em 2017, além de outras ações visando mostrar aos profissionais da área tecnológica os benefícios de participarem da Mútua, o quadro associativo da Instituição cresceu significativamente. Isso representa um dos pilares da essência da Mútua, que é atender cada vez mais profissionais.

Já há 13 anos, a Mútua disponibiliza aos associados o TecnoPrev, plano de Previdência Complementar diferenciado e exclusivo do mutualista, administrado pela BB Previdência, do Banco do Brasil. Em 2017, o plano passou por uma reestruturação para agregar o benefício Pecúlio e firmou parcerias, ampliando o oferecimento de produtos e serviços. Com essas mudanças e ótimos índices alcançados pelo plano (superiores a outros investimentos no mercado), registrou-se um crescente número de novos participantes, com destaque para o montante dos aportes.

Consolidando um ciclo de quatro décadas como importante instrumento para a promoção da qualidade de vida e de crescimento dos profissionais da área tecnológica, a Mútua, neste início de década do seu Jubileu de Ouro, tem relevantes projetos em curso, para avançar ainda mais, cumprindo em sua totalidade o que preconiza a legislação que a criou.

Em 2018, a nossa marca é Mútua 40+, indicando que muito mais virá em assistência aos associados e muito mais em prol da área tecnológica brasileira. Os projetos que estão em andamento serão intensificados, reforçando o que tem sido destaque, sempre com vistas aos associados e suas famílias.

É a Mútua 40+! Mais profissionais atendidos, mais sonhos realizados, mais projetos efetivados, mais crescimento e qualidade de vida.

Fonte: ACME Mútua