Notícias

Seminário de ética reúne mais de 300 pessoas em Três Lagoas

Campo Grande, 14 jun 2017 às 21:51

Meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidades civil e criminal e código de ética profissional. Esses foram os temas debatidos durante a terceira edição do Seminário de Ética Profissional na Engenharia e Agronomia realizado no dia 8 de junho, no auditório das Faculdades Integradas de Três Lagoas, a AEMS.

O seminário contou com palestrantes vindos de Minas Gerais, Tocantins e Santa Catarina e debateu questões importantes do Código de Ética Profissional e que devem servir de base para os jovens estudantes que em breve estarão atuando no mercado profissional.

De acordo com o coordenador da Comissão de Ética Profissional, engenheiro agrônomo e professor Marco Antônio Camacho as palestras foram de excelente nível, abordando diferentes aspectos da ética profissional. “Um dos pontos que destaco foi a discussão da Resolução 1090/2017, que esclarece algumas definições e regulamenta os casos de cancelamento do registro profissional”, ressaltou.

Ainda de acordo com Camacho, a participação do público externo ao Sistema Confea/Crea foi muito interessante, “pois ao terem acesso a informação sobre a possibilidade de denúncia por possíveis faltas éticas, os profissionais do Sistema se atentarão, ainda mais, às normatizações pertinentes ao seu exercício profissional”.

O evento foi aberto com a palestra Código de Ética Profissional, com o engenheiro agrônomo e ex-coordenador da Comissão de Ética do Crea-MS, Bruno Tomasini; seguida por Meio ambiente: questão de ética, com o eng. ambiental Cassius Gariglio, coordenador nacional adjunto das Comissões de Ética dos Creas; Ética profissional na segurança e saúde do trabalhador, com o eng. eletricista e de segurança do trabalho Welhiton de Castro Silva, coordenador nacional das Comissões de Ética dos Creas; Responsabilidades técnica, civil e criminal dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Causas de cancelamento de registro profissional – Art. 75 da Lei n. 5.194/66”, com o advogado Rodrigo Bayer, procurador jurídico do Crea-SC, e finalizando a programação, a palestra Postura profissional, com o empresário da construção, Marcos Moura.

Ao final do evento, o presidente do Crea-MS, Dirson Freitag, apresentou o projeto de reforma da sede do Conselho na cidade. A previsão é de que as obras estejam finalizadas em dezembro deste ano.

Doações – Durante o evento foram arrecadados mais de 200 agasalhos que foram doados a crianças e adolescentes atendidos pelo programa social Comunidade Educa, em Três Lagoas. A entrega foi feita na segunda-feira, dia 12 de junho, pela inspetora do Crea-MS na cidade, engenheira florestal Mariana Amaral.