Atendimento: SEG a SEX / 12h às 18h

Presidente

presidente

Eng. Agr. Dirson Artur Freitag
Presidente do Crea-MS

Eleito em novembro de 2014, o engenheiro agrônomo Dirson Artur Freitag assumiu a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), função que exercerá até 31 de dezembro de 2017.

Nascido em Palotina (PR) em 1963, Freitag formou-se técnico em agropecuária no Paraná, engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e administrador de empresas com pós-graduação em planejamento e gerenciamento pela Unigran, em Dourados. É ainda assistente e consultor técnico em agricultura e produtor rural em Rio Brilhante, onde reside desde 1977 quando chegou a Mato Grosso do Sul.

Uma das prioridades do novo presidente é consolidar uma imagem positiva do Conselho, revertendo a imagem de órgão puramente fiscalizador, por meio de ações que ampliarão as relações com a sociedade. Para Freitag, a fiscalização deve ser feita de modo a garantir a segurança da sociedade e também valorizar o profissional registrado.

Sua ligação com o Sistema Confea/Crea teve início em 1991 quando assumiu a presidência da Associação de Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante (Aearb). Foi também presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (Aeams), de 1995 a 1997. Atualmente é diretor técnico-científico da Confederação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab).

Freitag foi conselheiro do Crea-MS por quatro mandatos: os primeiros foram no período de 1993 a 1995 e 1996 a 1998. Após quase dez anos, ele retorna ao plenário do Conselho, em 2006, para cumprir mais outros dois mandatos, concluídos em 2010. Neste período ocupou funções como as coordenadorias da Câmara Especializada de Agronomia e da Comissão de Ética e foi também vice-presidente.

Uma de suas mais representativas atuações foi como conselheiro federal do Confea, função para qual foi eleito, em 2010, pelos profissionais de Mato Grosso do Sul e que ocupou de 2011 a 2013. No Conselho Federal integrou a diretoria, foi vice-presidente e coordenador da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos.

Dentre os compromissos de Freitag à frente da presidência do Crea-MS, que hoje conta com o registro de 14.963 profissionais das áreas da engenharia, agronomia, geografia, geologia, meteorologia, além de tecnólogos e técnicos agrícolas e industriais, está o de imprimir uma gestão voltada aos resultados, priorizando a qualidade dos serviços prestados à sociedade e a valorização dos colaboradores e dos profissionais registrados no Conselho.