Palestra gratuita sobre inovação e empreendedorismo é apresentada nesta quarta no Crea-MS

Campo Grande, 20 jul 2016 às 14:19

“A inovação é fundamental para a sobrevivência das empresas em longo prazo”. É com essa premissa que o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela, apresenta nesta quarta-feira (22), às 19h, a palestra “Ciência, Tecnologia e Novos Negócios: do desejo ao empreendedorismo”. O evento faz parte da abertura do 8º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), que segue durante toda a quinta-feira (23), no auditório da instituição em Campo Grande.

Evaldo Vilela é engenheiro agrônomo, mestre e doutor, com estágios em pós-doutorado em universidades do Japão, Estados Unidos e Alemanha. Em sua palestra, Vilela aborda soluções para converter as pesquisas desenvolvidas na universidade em soluções que beneficiem toda a sociedade. Uma delas, segundo o pesquisador, é por meio do empreendedor, agente capaz de tirar o conhecimento da universidade e levar para o mercado. “Empreendedores são pessoas que sabem correr riscos, que têm um sonho e que pensam no futuro”, defende.

Para Vilela, a vontade de empreender pode ser encontrada nas startups – novo modelo de negócios, que investe em inovação com geração de valor. “A startup aparece hoje como instrumento de transferência de tecnologia que sempre perseguimos”. Embora em crescimento, Vilela afirma que o modelo das startups precisa ser tratado com a importância devida e não como um “modismo” apenas. “No mundo inteiro, elas são muito importantes. É um investimento na juventude, dar uma esperança aos nossos jovens talentosos, e contribuir com o plano de negócios, com capital inicial, para que o indivíduo possa desenvolver aquele empreendimento. O governo precisa entender que o apoio aos jovens talentos é crucial e estratégico para o desenvolvimento do País”.

CEP – O Congresso Estadual de Profissionais acontece de três em três anos em todo o País e mobiliza a classe em torno de discussões para defesa e fortalecimento da Engenharia e Agronomia. Em Mato Grosso do Sul, o encontro está na oitava edição. Além de Vilela, a abertura do evento conta a palestra do vice-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), engenheiro agrônomo e professor, Laércio Alves de Carvalho, que fala sobre a importância do CEP para o fortalecimento dos profissionais do Sistema Confea/Crea.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na seção de Cursos e Eventos no site do Crea-MS (www.creams.org.br). A entrada é a doação de dois quilos não perecíveis. O auditório do Crea-MS fica na rua Sebastião Taveira, 272, Monte Castelo. Mais informações pelo telefone 67 3368 1021.

Setor de Comunicação Crea-MS