Equipe do Crea-DF conhece ações locais de fiscalização na Agronomia

Campo Grande, 21 out 2016 às 19:52

Com o objetivo de conhecer a rotina e trocar experiências sobre as atividades de fiscalização na área da Agronomia, o Regional de Mato Grosso do Sul recebeu nos dias 19 e 20 de outubro uma equipe  de Fiscalização do Crea do Distrito Federal.

Durante a tarde do dia 19, a equipe esteve reunida com a Fiscalização do Crea-MS para conhecer as ações realizadas na área rural, envolvendo relatórios de visitas, receituário agronômico, armazenagem de grãos,  acesso a documentação junto a cartórios, entre outros.

O gerente de fiscalização do Crea-DF, eng. civil Cássio Oliveira Lopes, comentou que no Distrito Federal a fiscalização atua, basicamente, na área de fruticultura, cultura de soja e armazenagem de grãos. De acordo com ele, a visita a Mato Grosso do Sul serve, principalmente para ampliar horizontes, verificar se as ações desenvolvidas têm semelhança, além do que conhecer como é feita abordagem dos agentes nos locais fiscalizados. Além do gerente, o Crea-MS recebeu os agentes fiscais Celcimar Carvalho e Joabley Lopes do Crea-DF.

O dia 20 foi reservado para a parte prática. Os fiscais Márcio Ninno e Antônio Marques e supervisor de fiscalização do Crea-MS, Thiago Ovando,  acompanharam a equipe do Crea-DF num treinamento prático na cidade de Sidrolândia onde foram realizadas fiscalizações em áreas rurais e visitas a cartório para verificação documental referente à presença de profissionais do Sistema Confea/Crea na elaboração das cédulas de custeio rural.

O gerente de fiscalização do Crea-MS, eng. civil e ambiental Luis Antonio Silva, ressaltou que esse tipo de visita contribui para a melhoria ações fiscalizatórias promovidas pelo Sistema Confea/Crea. “Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente pelo seu potencial agrícola, isso faz com que o Crea-MS também seja um referência na fiscalização nessa área. A vinda do Crea-DF, visa exatamente isso, uma melhoria contínua do processo fiscalizatório. Hoje temos a oportunidade de passarmos o nosso know-how e também aproveitar a visita para a troca de experiências.”DSC_0037