Notícias

Do Vale do Silício para Foz do Iguaçu: Reinaldo Normand ministra palestra na 73ª Soea como convidado da Mútua

Campo Grande, 31 ago 2016 às 21:18

A Mútua trouxe para Foz do Iguaçu (PR), para ministrar palestra nesta quarta-feira (31) na 73ª Soea, Reinaldo Normand, o maior empreendedor brasileiro no Vale do Silício, região da Califórnia (EUA) conhecida por ser um polo industrial e que concentra diversas empresas de tecnologia da informação e computação, entre outras. Especialista em tecnologia, Normand falou aos participantes do evento sobre o “perfil na atuação de brasileiros no exterior”.

Em um tom leve e descontraído, quase um bate-papo, Normand iniciou sua explanação afirmando que estava ali para compartilhar o que havia aprendido em sua trajetória internacional. Empreendedor e fundador de diversas companhias no Brasil, EUA e China, possui vinte anos de experiência na indústria de tecnologia e é autor de dois livros sobre o Vale do Silício e empreendedorismo.

Citando exemplos atuais de tecnologias que modificaram hábitos e inseriram novas formas de comércio e de relação com o público, como as mídias sociais, aplicativos para transporte de passageiros e de contratação de hospedagem, impressoras 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras, Normand chamou atenção para o crescimento exponencial do setor. “Pensem bastante nas empresas de tecnologia, de alguma forma elas vão estar em suas áreas”, indicou.

Os dados comprovam essa afirmação de Normand. Segundo ele, as cinco maiores empresas de tecnologia do mundo valem três vezes mais do que todas as empresas que participam da Ibovespa juntas e estas organizações estão se inserindo em várias áreas que não necessariamente estão ligadas à tecnologia. “Em minha visão essas empresas de tecnologia serão seus futuros concorrentes”, avaliou.

Dentro dessa nova realidade, ameaças e rupturas de mercados já tradicionais ficam evidentes. Mas, para Normand, as oportunidades que emergem são muito maiores. “Estou falando das ameaças porque é mais fácil de visualizar o que está acontecendo, mas as oportunidades também são enormes. Preparem-se para as coisas que vão acontecer, não para quando vão acontecer, pois tudo hoje ocorre muito rápido”, ponderou.

Perfil profissional no exterior

São muitas as diferenças entre o mercado de trabalho e o perfil profissional no exterior. As nuances culturais são as mais marcantes, conforme indicou Normand. Equipes heterogêneas, com pessoas de várias classes e culturas, a importância do erro para o aprendizado – o que para eles não significa uma falha – e projetos mais sintéticos, sem a necessidade, por exemplo, de um plano de negócios, foram algumas das perspectivas do mercado internacional comentadas pelo palestrante. Além disso, Normand destacou duas características fundamentais para quem deseja empreender e ter sucesso no mercado mundial: escalabilidade e repetibilidade. Para ele, ao se pensar em um negócio, o empreendedor precisa analisar como sua empresa ou seu produto vai ser levado para todo o mundo (escalabilidade) e criar produtos ou serviços que o consumidor busque diariamente (repetibilidade), exemplo do whattsapp.

Indagado sobre o futuro do homem e as questões éticas mediante ao avanço da tecnologia, Normad disse que não tem a resposta do que vai acontecer, mas, que em sua opinião, o importante é discutir o tema, compartilhar as informações e “criar soluções que beneficiem a sociedade”. Após sua apresentação, Normand esteve no estande da Mútua na ExpoSoea com diretores da Caixa de Assistência e participantes do evento.


Normand (segundo a apartir da esquerda) ainda esteve no estande da Mútua conversando com diretores da Caixa de Assistência e participantes do evento

 

Confira mais fotos do evento

 

Fonte e fotos: Gecom/Mútua