Crea-MS marca presença na 73ª Soea

Campo Grande, 30 ago 2016 às 20:13

A delegação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) participou da abertura da 73ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), que acontece em Foz do Iguaçu, Paraná, desde essa segunda-feira (29). O evento prossegue até o dia 1º de setembro, reunindo palestras, reuniões e fóruns e debates. O Crea-MS participa ainda com um stand na ExpoSoea, que reúne representantes dos Creas de todo o Brasil.

DSC_0045

A delegação sul-mato-grossense é composta por 80 membros entre diretores e conselheiros do Crea-MS, funcionários, presidentes de entidades e integrantes do Crea Júnior MS. A solenidade de abertura, que contou com mais de 3 mil participantes, foi marcada pelo discurso da importância da Engenharia e Agronomia no impulso ao avanço do Brasil e superação da crise. O tema da Soea é “A Engenharia a favor do Brasil: mudanças e oportunidades”.

Em seu discurso, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, ressaltou que o país passa por uma grave crise econômica, política e ética e lembrou que existem mais de 30 mil obras paralisadas ou inacabadas país afora. ”Não tem prejuízo maior do que esse”. José Tadeu também defendeu a presença de engenheiros no planejamento e no poder decisório do país, lembrando-se da importância que a Soea tem para debater as grandes questões da Engenharia nacional. “A Engenharia e a Agronomia estão a favor do Brasil e é grande a nossa responsabilidade neste momento”.

Para o presidente do Crea-MS, eng. agr. Dirson Freitag, os profissionais da Engenharia e Agronomia têm participação decisiva no avanço e desenvolvimento do Brasil. “Mais que celebrar a Engenharia e a Agronomia, temos a missão de colocar em debate e encontrar caminhos para ampliar a participação destes profissionais na construção de um futuro melhor para o País”, afirmou.

Homenagem – Na solenidade foram conferidas homenagens a 24 profissionais em reconhecimento à importância e ao trabalho prestado à sociedade. Por Mato Grosso do Sul, o eng. florestal Omar Daniel (in memoriam) foi homenageado, tendo seu nome inscrito no Livro Láurea ao Mérito. Daniel foi professor da Universidade Federal da Grande Dourados e faleceu em 2014. Sua esposa, Maria do Carmo Brazil, recebeu a homenagem das mãos do presidente do Crea-MS.

DSC_0059

Stand do Crea-MS – Com 40 stands de todo o País, a ExpoSoea também conta com um stand sul-mato-grossense, local de referência ao Estado e divulgação do turismo e cultura de MS. O chef de cozinha Bahiano, cedido pelo Governo do Estado, prepara comidas típicas levando a culinária e sabores sul-mato-grossenses a todos os participantes do evento.

DSC_0066

DSC_0077