Cerimônia marca lançamento do Crea Ágil

Campo Grande, 10 ago 2016 às 20:55

Praticidade no dia a dia, economia de papéis e rapidez nos serviços. Com essa proposta, o Crea Ágil, novo Portal de Serviços do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), foi lançado na noite dessa terça-feira (9), em Campo Grande. Autoridades, conselheiros, presidentes de entidades e profissionais prestigiaram a solenidade, conduzida pelo presidente do órgão, eng. agr. Dirson Freitag.

Em funcionamento desde o dia 1º de agosto, o Crea Ágil é a nova plataforma de solicitações de serviços e de emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Receituário Agronômico. “É mais um passo em direção ao futuro do Conselho, que não pode ficar alheio à revolução digital pela qual atravessamos”, destacou Dirson. O novo sistema transforma a forma como os profissionais interagem com o órgão, já que virtualiza boa parte dos serviços que antes eram feitos de forma presencial.

Dentre as funcionalidades já implantadas estão a emissão de ART imediata e pelo celular, o acompanhamento em tempo de real de solicitações de processos e visto de pessoa física e jurídica, emissão de segunda via de boletos, renegociação de débitos de anuidade, solicitação de Registro de Atestado e Certidão de Acervo Técnico imediata e solicitação de Registro de Atestado.

O Crea Ágil, segundo Dirson, é parte de um projeto que agrega ao Crea-MS um melhor atendimento às necessidades dos profissionais e da sociedade. A gestão liderada pelo engenheiro agrônomo gira em torno de quatro eixos: governança corporativa, profissionalização da gestão, imagem institucional e excelência na prestação de serviços. Para atingir as propostas englobadas em cada eixo, o Crea-MS treina e capacita os funcionários, bem como já modernizou a frota de veículos de fiscalização e adquiriu novos equipamentos tecnológicos. “O Crea Ágil é a evolução do Crea-MS, que traz junto todos os profissionais registrados”, pontuou.

Na cerimônia, o vice-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), eng. agr. Laercio Carvalho, falou sobre as características do sistema, como o acesso facilitado pela internet, inclusive, pelo celular. “Esse é o caminho dos órgãos públicos, de diminuir a utilização de papéis em direção a um mundo mais sustentável. O Crea-MS está no rumo certo”.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, eng. agr. Fernando Lamas, parabenizou o Crea-MS pelo avanço. “Não temos dúvidas de que o Crea-MS está atento às transformações que passa a sociedade e atento às necessidades dos profissionais. Trago o reconhecimento público do Governo do Estado pelo nível de excelência que o Conselho atingiu”, enfatizou.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados, eng. civil e de segurança do trabalho Ahmad Hassan “Mito” Gebara, elogiou a iniciativa e disse acreditar que a inovação irá “melhorar a arrecadação”, bem como está em conformidade com a Resolução n° 1.025 do Confea, que determina as regras para emissão de ART. “Saímos na frente”, afirmou Mito sobre o pioneirismo do Crea-MS.

O professor da Unigran, eng. civil Rubens Di Dio, representou o prefeito de Dourados Murilo Zauith na solenidade e a reitora da Unigran, Rosa Maria D’Amato De Déa. “Fico feliz, pois acredito que esse sistema é um legado para o futuro”, destacou. Já o eng. agrimensor Humberto César Mota Maciel, superintendente do Incra, parabenizou o Crea-MS, pela busca da agilidade no dia a dia dos profissionais.